Headlines
Published On:quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Postado Por José Silva

Só a Igreja Católica interpreta a Bíblia corretamente?

O papa Francisco diz :“A Sagrada Tradição transmite a Palavra de Deus plenamente " 
O papa Francisco no comitê da bíblia  Vaticano disse que só a igreja católica esta habilitada de interpretar a palavra de Deus. 

“O Concílio lembrou com grande clareza: tudo o que está relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras está, em última análise, sujeito ao julgamento da Igreja, que realiza o seu mandato divino e o ministério de preservar e interpretar a palavra de Deus”.

Este discurso tem origem na Constituição ‘Dei Verbum’ que
diz qual é o papel da igreja católica . Ele ainda disse que a Sagrada tradição transmite a palavra de Deus plenamente e que deve ser aceita e venerada por piedade e respeito.

“A Sagrada Tradição transmite a Palavra de Deus plenamente (….) Desta forma, a Igreja tira a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas não só nas Sagradas Escrituras. Uma como a outra devem ser aceitas e veneradas com sentimentos semelhantes de piedade e respeito.”

O Papa argentino ainda defende dizendo o seguinte: “A insuficiência de qualquer interpretação sugestiva, ou simplesmente limitada a uma análise incapaz de acolher o significado global que tem sido construído há séculos pela tradição de todo o povo de Deus”. 

Será que a igreja católica apostólica e romana é a única que possui o direito ou a interpretação correta da bíblia ? 

Desculpe aos meus amigos católicos , mas preciso colocar o que a bíblia diz sobre o assunto já que ela é a nossa regra de fé e condita espiritual. 

Não tenho objetivo de atacar ou ferir a fé de ninguém, mas como cristão, devo ver o que a bíblia Tem a dizer sobre o assunto e Tenho certeza que todo católico praticante também deve ter o cuidado de verificar a palavra de Deus.

Muitos evangélicos e católicos erram por não conhecer as escrituras . Muitas aberrações são feitas por pessoas que acreditam ser superiores ou iguais a autoridade bíblica. 

Então vamos lá...

Nenhum ser humano ou grupo de pessoas possui autoridade suprema da interpretação da palavra de Deus - nem católicos e nem evangélicos . 

A bíblia  por si mesma tem autoridade espiritual para corrigir, ensinar, repreender em justiça e preparar o ser humano para toda boa obra. 

Veja o que a palavra de Deus diz sobre ela mesma: 

 2 Timóteo 3 -  16. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
 17. para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

A afirmação do papa Francisco traz uma duvida sobre a própria igreja católica....A igreja é igual a palavra de Deus ou a Palavra de Deus é superior a igreja? 

Se só a igreja católica pode interpretar a Bíblia ...se a ela não  existisse, a bíblia  ficaria sem interpretação? 

Jesus proclamou uma igreja como seu corpo e Jesus como o cabeça da igreja.

O Espirito Santo nos leva a verdade .....Ele nos conduz para a verdade bíblica .

 João 16 -  13. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.

Veja - Se não houvesse igreja nenhuma, a bíblia continuaria com seu valor por ter o Espirito Santo como alguém que nos leva a verdade.

Em nenhuma parte da bíblia temos   Uma única instituição como "única e que tem prioridade especial sobre a Palavra de Deus". 

A bíblia não é um livro da igreja Católica....não é um livro da igreja evangélica ou de qualquer grupo - Ela é de Deus, ela é a palavra de Deus, ela se manifesta por si mesma e tem como auxiliador o Espírito Santo. 

Jesus orando em João 17 pede a Deus a santificação através da palavra sem qualquer tipo de ponte humana para a interpretação . 


 João 17 -  17. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.


Se alguém pega um texto da bíblia e se faz dono desta palavra ....este alguém distorce as palavras que estão nas Sagradas Escrituras . 


Se a distorce aumentando ou diminuindo, este terá que explicar para Deus do porque fez isso e pode ficar fora do reino dos céus .


 Apocalipse 22 -  18. Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.

Além disso, temos como comparar o que esta sendo pregado com a palavra de Deus - por isso é necessário conhecer as Escrituras.

Não vou me estender sobre o assunto. Coloquei o básico para entender que a palavra de Deus é autoridade superior a qualquer líder religioso.  


Deus abençoe....

Postado Por José Silva quinta-feira, agosto 15, 2013. em , . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Só a Igreja Católica interpreta a Bíblia corretamente?"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos