Headlines
Published On:quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Postado Por Unknown

Livro sobre judeus árabes será lançado em 2014

Gabriel Toueg e Leslie Sasson Cohen estão desenvolvendo o projeto "Judeus árabes: o livro - a história e as histórias dos judeus de países árabes e muçulmanos". Trata-se de uma iniciativa que contemplará, além de um livro, um acervo multimídia com informações sobre a emigração judaica de países árabes e muçulmanos, como Argélia, Egito, Iêmen, Irã, Iraque, Líbano, Líbia, Marrocos, Síria, Tunísia e Turquia, para Israel. 

Cerca de 850 mil judeus saíram desses locais por diversas razões, mas em especial devido a perseguições religiosas e políticas. O período de abrangência do trabalho coincide com os anos anteriores à partilha da Palestina britânica, em 1947, e a criação do Estado de Israel, em 1948, passando pelos diversos conflitos na região, até meados dos anos 1970, após a Guerra de Yom Kipur, em 1973. 

Judeus desses países deixaram suas casas e muitos dos pertences para trás. Alguns, por diversas razões, escolheram o Brasil. Esses são os personagens, muitos dos quais hoje têm mais de 60 anos. 

A obra terá uma rica pesquisa histórica sobre a região e sobre a imigração judaica, relatos pessoais de judeus que chegaram ao Brasil, documentos, fotos, um documentário, um banco de dados e de depoimentos, em vídeo, sobre o assunto. O lançamento da publicação está previsto para o final do primeiro semestre de 2014. Informações: 984-700-048 (Leslie), 987-560-008 (Gabriel) ou e-mail.
A Knesset (Parlamento de Israel) aprovou uma proposta
instituindo o dia 17 de fevereiro como "Dia nacional de celebração
e memória dos refugiados judeus dos países árabes e muçulmanos".

Postado Por Unknown quarta-feira, agosto 14, 2013. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Livro sobre judeus árabes será lançado em 2014"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos