Headlines
Published On:terça-feira, 16 de julho de 2013
Postado Por Unknown

Como usar o bom humor para evitar um argumento

Segundo o dicionário Michaelis, humor é definido como “condição da mente, estado mental, disposição, temperamento, sentimento”, ou seja, pode ser bom ou mau. Não há dúvidas que assumir uma atitude de ver a vida com bom humor, ajuda-nos na rotina do dia a dia em todas as áreas, desde a familiar, amorosa ou profissional.

Todo mundo gosta de dizer que é bem-humorado, que não há tempo ruim para ele(a), que tudo se ajeita em todas as situações. Isso transparece alguém
agradável, positivo e otimista.

Mas, é na hora dos argumentos e confusões que temos a real oportunidade de testar nosso bom humor, parando a tensão e evitando que as coisas se escalem para uma briga ou um problema maior do que o necessário.

Algumas dicas para usar o humor como ferramenta para evitar um argumento:

1. Entenda seu propósito. Ter humor não significa fazer uma piada diminuindo a outra pessoa. O propósito é aliviar a tensão e ajudar os dois a verem a situação de outro patamar, de forma a ver quão ridículos e contraditório muitas vezes alguns momentos na vida são. Mesmo que o assunto seja super sério, humor é uma grande ferramenta para limitar o drama emocional ou escalar uma briga.

2. Bom senso. Algumas situações não requerem que você use de humor, e isso pode parecer ofensivo, como alguém muito doente, por exemplo. Se usado da forma errada, o humor vai é escalar a tensão e causar ainda mais problemas. Considere algumas questões:

  • Pergunte a si mesmo se a pessoa em questão responde bem ao humor. Não é todo mundo que aprecia uma brincadeira ou outra. Ela pode achar que você não está levando a situação a sério e sendo desrespeitoso.
  • Se uma pessoa é muito crítica e ao mesmo tempo muito sensível, seja apenas respeitoso e não discuta. Responda calmamente uma situação e só. Não prolongue muito.
  • Pergunte a si mesmo se o humor é apropriado naquele contexto. Principalmente se diz respeito às crenças e convicções de outra pessoa.
  • Pergunte-se qual o nível de humor que pode aplicar, caso seja no ambiente de trabalho (sem ser antiprofissional), em casa (sem machucar os sentimentos de ninguém).
3. Use humor com respeito no momento certo e da forma certa. Praticar é uma boa pedida, em qualquer situação, e principalmente naquelas onde o bom humor pega bem. Mesmo assim seja sempre respeitoso.

4. Como usar o humor. Coloque certa perspectiva no comentário. Se você tem culpa no problema, faça uma certa brincadeira assumindo alguma falta, afinal, deve levar suas próprias faltas também de maneira mais humorada. Tenha certeza que usa carinho na brincadeira com outra pessoa. Um exemplo: Outro dia vi um casal onde a esposa se culpava e estava se sentindo horrível porque acidentalmente queimou o jantar. O marido disse em seguida: “Mas meu bem, com toda sua beleza, tenho certeza que as panelas se esconderam de vergonha”. Foi um comentário simples que fez a esposa sentir-se melhor e rir da situação.

5. Quebrando o gelo. Quando o clima está pesado e alguém faz um comentário que tira aquele ar pesado do ambiente. Um exemplo aconteceu comigo numa reunião de trabalho, onde o clima estava tenso, e alguém que estava chegando, percebeu a situação e começou a cantar uma música engraçada com entonação de voz mais engraçada ainda. Todo mundo riu! O ambiente melhorou instantaneamente e todo mundo de repente, como que por coincidência - que sabemos que não era – resolvemos a situação sem o peso da tensão.

6. Converse seriamente sobre os problemas depois que todos se acalmarem. Digamos que a situação realmente precise de uma conversa séria. Aguardar que as partes se acalmem para cuidar do assunto é sempre uma boa opção. Também mostra que você, mesmo sendo bem-humorado(a), está preocupado(a) em resolver o problema, e não fez a brincadeira antes para evitar a conversa, apenas para acalmar os ânimos. No casamento, lembre-se de uma época onde vocês dois costumavam rir e resolver os percalços do dia a dia sempre de bom ânimo. Lembre de um filme engraçado naquela situação.

Ter bom humor não quer dizer que você deve ficar fazendo piadas 24 horas por dia, mas que você vai ter paciência para ver o melhor lado das situações, da melhor forma que puder, para solucionar o problema sem estresse.

Muitas vezes não é o que você diz, mas o que você faz. Uma expressão engraçada pode ser suficiente para estimular a linguagem corporal do casal ou mesmo de um grupo.

Cuidado com o sarcasmo que não tem nada a ver com humor.

Rir ainda é o melhor remédio.

Postado Por Unknown terça-feira, julho 16, 2013. em , . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Como usar o bom humor para evitar um argumento"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos