Headlines
Published On:quarta-feira, 3 de abril de 2013
Postado Por José Silva

Apóstolo Valdemiro Santiago “invade” os EUA


Embora não fale inglês, o apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus,  está apostando alto para o crescimento de sua igreja nos Estados Unidos.
Destaque do jornal Washington Post, mais uma vez Valdemiro segue os passos da Universal e mira os brasileiros e latinos que vivem em solo americano. Entre os 4.000 templos da IMPD, 10 estão nos Estados Unidos.
Nick Street, estudioso ligado ao Centro de Religião e Cultura Cívica da Universidade do Sul da Califórnia, acredita que a igreja comandada por Valdemiro tem potencial de crescimento. A aposta na pregação sobre prosperidade, atrativa para imigrantes, e em cerimônias de “cura e libertação”. Mas para atrair convertidos americanos, a igreja precisará mudar o culto que está acostumada.
Por outro lado, o número de hispânicos nos EUA já rivaliza com o de negros, e seu perfil não é diferente dos brasileiros. Templos mais simples, com cultos centrados na oratória do pastor podem atrair multidões que não se sentiriam bem em igrejas requintadas com predominância de brancos.
Paul Freston, estudioso de religião da Baylor University, argumenta que o grande apelo da Igreja Mundial no Brasil, que atinge milhões de aparelhos de televisão, com até 22 horas de programação diária, não terá espaço na mídia americana, inventora dos televangelistas.
Cecilia Loreto Mariz, pesquisadora do Centro de Estudos do Pentecostalismo Americano, acredita que o carisma de Santiago irá ajudar seu movimento a crescer entre os americanos. Afinal, como ele mesmo disse à imprensa brasileira, “o povo não procura sofisticação, luxo, glamour, moda ou uma igreja de mármore ou de ouro.”
Eles estariam desejando “pequenos milagres” para aliviar seus problemas, algo que a IMPD está acostumada a oferecer em seus cultos pelo mundo.  Afinal, no início 2012, Valdemiro inaugurou um templo com 150.000 lugares em São Paulo, uma espécie de “cartão postal” da denominação.
Em comparação, a Igreja Lakewood, liderada pelo pastor Joel Osteen, maior igreja evangélica nos Estados Unidos, tem 50.000 membros, contando os que participam dos cultos feitos em espanhol. Aliás, o estádio-templo que fica em Houston, Texas, viu ser inaugurado na vizinhança um novo templo da Igreja Mundial de Santiago do Poder de Deus. Distando cerca de 20 quilômetros dali, a Igreja Mundial quer mostrar ao que veio.

Postado Por José Silva quarta-feira, abril 03, 2013. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Apóstolo Valdemiro Santiago “invade” os EUA"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos