Headlines
Published On:domingo, 27 de maio de 2012
Postado Por Unknown

Noruega aprova a separação da Igreja e do Estado


A Noruega era uma das poucas nações que tinha uma religião oficial do Estado, em que o chefe constitucional da Igreja é o próprio Rei da Noruega.
A aprovação veio depois de uma votação na segunda-feira pelo Parlamento que reviu a Constituição. Na ocasião a votação ficou em 161 votos a favor da separação contra três.
“É importante que preservemos a Noruega cristã. O humanismo e o Cristianismo são duas coisas diferentes. É como o dia e a noite,” disse Jorunn Aarsrud, um major do Exército da Salvação, segundo a
The Nordic Page.
Nesta quinta-feira os deputados afirmaram que no primeiro resultado “ninguém se opôs”, segundo o porta-voz do Parlamento, Torodd Noreng.
O Parlamento deve iniciar as gestões necessárias para reformar a Constituição. A separação oficial começa a valer no dia 15 de junho.
Segundo a AFP, cerca de quatro milhões de noruegueses, de um total de 4,7 milhões, pertencem à Igreja da Noruega, que apoia a tal reforma na constituição.
Igreja na Noruega
A igreja da Noruega está sujeita à legislação, que inclui também os seus orçamentos que devem ser passados pelo Parlamento Norueguês. Além disso, as funções administrativas da igreja são conduzidas pelo Ministério Real de Assuntos Governamentais, Reforma e Assuntos da Igreja.
Em janeiro de 2010, 79,2% dos noruegueses eram membros da igreja estatal. Dentre eles, apenas 20% disseram colocar a religão como algo importante em suas vidas, segundo a pesquisa Gallup feita recentemente.
Através dos dados pesquisa, a Noruega, apesar do alto número de pessoas aderentes à igreja, mostrou ser um dos países mais seculares do mundo.
fonte: The Christian Post

Postado Por Unknown domingo, maio 27, 2012. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Noruega aprova a separação da Igreja e do Estado"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos