Headlines
Published On:segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Postado Por José Silva

Estudo: Os Perigos da Alma

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)

Não irei filosofar, irei teologar, revelar ou biblicar sobre alma, e o espírito. Filosoficamente, porém, a alma deve ter governo sobre o corpo. O corpo (carne) tem necessidades gerais e não desiste de desejar estas necessidades ou os prazeres da vida (tipo fome, sede, músculo, sexo, etc) e a alma é quem decide se irá ceder ao pedido da carne ou irá governar a carne (corpo). Não se toca em espírito aqui ainda ( o metafísico).

Empiricamente faz-se muita confusão com relação às definições de alma, espírito, mente e coração. É comum assistirmos, lermos ou ouvirmos estas palavras como se fossem sinônimas, mas elas não são. Alma é emoção, espírito é comunicação com Deus e coração é coração que bombeia oxigenação para o corpo, com reflexo nas emoções, na alma.

Coração não é alma, nem espírito, é um órgão de nosso corpo humano. Considere-se, contudo, que poeticamente, o coração é carinhosamente relacionado às emoções como a paixão, por exemplo. Mas, ele é um órgão que bombeia vida para o corpo, o qual envia mensagens para a alma (a mente). Estas paixões (mensagens) podem enganar o homem, e muitas vezes levá-lo às perdas expressivas da vida.“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?(Jeremias 17:9)

Para Deus a alma e o espírito não são a mesma coisa. A alma é o campo fértil para os problemas emocionais da vida. O espírito não tem problemas emocionais, a alma sim.
Simplificando, vamos separar os dois elementos: a alma é um mundo de emoções, o espírito um mundo de sabedoria porque o Deus da sabedoria comunica-se com o homem somente através de seu espírito. Essa comunicação é viva, eficaz, penetrante e cheia de discernimento para a alma, espírito, juntas, medúlas e coração.

O homem não saberia ter uma conversa com Deus através de suas próprias emoções e sua intelectualidade porque Deus é espírito. Mas, o espírito pode governar o corpo e a alma para que essa conversa (oração) seja perfeitamente codificada no reino do espírito.

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhes parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” ( 1 Coríntios 2:14).

O vício da alma, porém, é um prazer nocivo para muitos. A alma ao governar o corpo, isso parece ser bom, mas quando a alma governa o espírito, o indivíduo aprisiona a si mesmo numa casa de detenção da vida plena.
Esta casa de detenção manterá o homem privado das coisas mais maravilhosas da vida. Se bem que já ouvi de encarcerados que “viver na cadeia não é assim tão ruim, tenho comida todos os dias e tenho onde dormir seguro”. Uma pena, do ponto de vista da verdadeira liberdade. Tem gente que gosta. Para estes a prisão é de corpo, alma e espírito. É necessário conhecer a verdade.

Tem indivíduo que gosta tanto de prisões, que faz de tudo para voltar para a cadeia. A alma também é assim, aprisiona o indivíduo a viver nas prisões dos problemas. Pode ver, uma pessoa almática nunca está bem. Estas imantam facilmente os conflitos para si, Nestes casos os problemas são bem vindos. Não se consegue viver sem uma preocupação, sem uma discórdia, sem um problema da alma. São acumuladores de angústia, de tristeza, de murmurações, acumuladores de problemas, viciados em alma. A aqui não se consegue mais enxergar o quanto a vida é bela! Para estes nada é melhor do que viver nas prisões da alma. É necessário conhecer a verdade de verdade. Verdade é igual a LIBERDADE!!

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32).

Sair da Casa de Detenção da Alma é uma emergência! Saia desta cadeia! Fuja desta prisão. Todos os que vivem doentes da alma, vivem isolados, não se relacionam e vivem diante de uma solidão sem fim. Naturalmente que isso vem a afastar os amigos e a família também… A alma deseja sempre a confusão que chama outra confusão, que se confunde interiormente e exteriormente confunde os outros e, assim vive o caminho pessimista da vida.

O espírito não levará problemas para você, mas a alma sim.
O espírito bombeia alegria e força, a alma alimenta sentimentos de dores e amargura.
O espírito é liberdade, a alma é uma prisão.
Quando a alma está no governo, desesperam-se as esperanças em Deus. Mas, quando é o espírito que governa a alma não há desespero, nem perturbações que roubem os seus frutos de alegria.

Quando a alma está no governo, o espírito se abate. Porém, Quando o espírito é o governador da vida, o Espírito Santo poderá agir e se relacionar de forma restauradora e poderosa no reino espiritual.
Quando o espirito está no governo ele pode fazer uma pergunta que jamais a alma se renderia a
fazer:

“Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face em Deus meu.” (Salmos 43:5)

Ande no espírito, alegre-se! A vida é belíssima e cheia de liberdade eterna em Cristo!

“Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” (Gálatas 5:25)

Até uma próxima!
claudinho.adore@hotmail.com
twitter@MinisterioAdore

http://estudos.gospelprime.com.br

Postado Por José Silva segunda-feira, agosto 12, 2013. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Estudo: Os Perigos da Alma"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos