Headlines
Published On:segunda-feira, 8 de julho de 2013
Postado Por Unknown

Curiosidades sobre a Bíblia

1)QUEM ESCREVEU A BIBLIA?

R.: A Bíblia é uma reunião de vários livros escritos em épocas diferentes. *Pela visão religiosa, os principais autores dessses livros são pessoas que receberam mensagens divinas para produzir os textos (profetas como Moisés) ou apóstolos que viveram com Jesus (como Mateus).

*PARA OS HISTORIADORES= Claro, a resposta é outra. A parte da Bíblia conhecida como antigo testamento seria uma reunião de histórias e lendas do povo judeu que foram passadas na base do boca-a-boca durante vários séculos até serem
registradas na forma escrita por simples escribas-profissionais que colocavam no papel textos ditados. Já os relatos da parte chamada de Novo Testamento teriam sido escritos por seguidores dos apóstolos de Jesus.

2)OS APÓSTOLOS SÃO MESMO AUTORES DE PARTE DELA?
R.: O novo Testamento tem como base quatro livros, chamados de Evangelhos, que os cristãos acreditam ter sido escritos por Mateus e João(apóstolos de Jesus), por Marcos(discípulo do apóstolo Pedro) e por Lucas(seguidor de Paulo). De novo, a visão dos historiadores é um pouco diferente.....O problema é que nos primeiros séculos após a morte de Cristo era comum as pessoas atribuírem a autoria dos textos a personagens bíblicos, mesmo que isso não fosse verdade. O mais provável é que os Evangelhos tenham sido escritos não pelos apóstolos, mas por seguidores desses, décadas após a morte de Jesus.

3) DE ONDE VEM O NOME BÍBLIA?
R.: A palavra vem do grego biblíon, nome dado aos livros feitos de papiro. O termo surgiu por causa da cidade feníncia de Biblos, de onde os gregos importavam papiro para fazer seus registros. Foi São Gerônimo(ver pergunta n: 11) que criou a expressão hagia biblia-"biblioteca divina", em latim.

4) QUANDO FOI ESCRITO O ANTIGO TESTAMENTO?
R.: A hipótese mais defendida por especialistas é que a maior parte dos livros do Antigo Testamento foi escrita e reunida a partir do século 6 a.C. Sábios judeus teriam orientado escribas a tomar nota das histórias mais populares da época envolvendo seu povo. Até o início da era cristã rolaram várias tentativas de organizar essas histórias num único livro. "Até no periodo que Jesus viveu sábios judeus realizaram um concílio(reunião de lideranças religiosas) para formalizar os textos sagrados. Nessa época, tais textos já eram praticamente o Antigo Testamento dos cristãos", diz o professor Carlos de Melo Magalhães, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.
5) E O NOVO TESTAMENTO?
R.: Como contam histórias sobre a vida de Jesus, obviamente os textos do Novo Testamento foram escritos após a morte de Cristo. A maior parte dos relatos foi feita entre os séculos 1 e 2.
6) JESUS LEU O ANTIGO TESTAMENTO?
R.: É bem provável que sim. Como judeu, ele tinha acesso aos textos do Antigo Testamento. A própria Bíblia tem passagens que fazem referência a isto. "Quando Jesus vai á sinagoga, ele abre um rolo e lê um texto do profeta Isaías", diz o professor Antonio Carlos. O livro de Isaías é um dos livros que compôem o Antigo Testamento.
7) QUANDO FORAM UNIDOS OS DOIS TESTAMENTOS?
R.: Isto só aconteceu depois que a Igreja definiu os livros que formariam o Novo Testamento. O problema é que, após a morte de Jesus, vários textos foram escritos para contar sua história. Mas, entre as dezenas de textos disponíveis, quais iriam entrar na bíblia que a Igreja tentava criar? Vários concílios foram feitos para chegar a um acordo. Um dos mais importantes ocorreu no ano 325, na cidade de Nicéia, na atual Turquia. "Com certeza a briga ao redor dos textos foi uma briga de poder e os grupos minoritários e mais fracos foram excluídos", diz o professor de teologia da PUC-SP, Raphael Rodrigues da Silva...
.....só no final do século 4 é que a Igreja finalmente fechou o conteúdo do Novo Testamento, unindo-o ao Antigo Testamento para formar a Bíblia.
8) É VERDADE QUE ALGUNS TEXTOS FORAM CENSURADOS?
R.: Durante a seleção de textos para o Novo Testamento, havia muito mais relatos disponíveis do que os 27 que foram selecionados. Especialistas estimam que cerca de 60 livros ficaram de fora. Isso até pode ser considerado uma forma de censura, mas vale lembrar que, nos primeiros séculos após a morte de Cristo, ninguém tinha muita certeza sobre quais relatos e evangelhos eram "V E R D A D E I R O S."
*****abaixo há o link onde constam os evangelhos apócrifos, alguns dos preteridos, "que não entraram na tal briga de poder"*****
9) POR QUE A BÍBLIA NÃO FICOU SÓ COM O NOVO TESTAMENTO?
R.: Porque a figura divina de Jesus casava direitinho com profecias do Antigo Testamento, que anunciavam que um dia um "messias" chegaria a Terra. Os futuros cristãos eram até então judeus que liam os textos sagrados do Antigo Testamento. "ELES CRIARAM A NOVA RELIGIÃO- UMA ESPÉCIE DE DISSIDÊNCIA DO JUDAÍSMO-, pois estavam convencidos de que Jesus era esse esperado messias.
10) QUAL O IDIOMA ORIGINAL DA BÍBLIA?
R.: Os textos do Antigo Testamento foram escritos em aramaico(antiga língua usada em partes do Oriente Médio) e em hebraico(idioma ainda hoje usado em Israel). Os textos do Novo testamento foram feitos em grego, em copta(idioma que vem do egípicio antigo) e também em aramaico.
11) QUAL FOI A PRIMEIRA BÍBLIA?R.:A primeira edição, digamos, "oficial" ficou pronta no ano 382. Escrita em latim, ela é chamada de Vulgata e foi feita por são Jerônimo(347-420). A Vulgata foi a versão oficial da Bíblia para a Igreja Católica por mais de mil anos. Durante a idade média, porém, ela sofreu modificações por causa do complicado processo de cópia manual de cada exemplar. Depois dela, surgiram pelo menos outras três versões oficiais importantes:
*SÉCULO 15= A Igreja decidiu reunificar os textos da Vulgata e lançou uma versão da Bíblia chamada de Sistina, em referência á capela do Vaticano onde ela foi formatada;
* 1592= Como a versão Sistina foi feita ás pressas, estava cheia de erros. O papa Clemente tratou então de corrigi-la, lançando a Vulgata Clementina, que foi o texto oficial da Igreja até 1979;
* 1979= O papa João Paulo II promulgou a Nova Vulgata, uma revisão da versão anterior que havia sido encomendada pelo papa Paulo VI. Essa é a versão oficial da Bíblia católica que esta em vigor.
12)COMO ERA PRODUZIDO UM EXEMPLAR DELA?
R.: Num tempo em que não havia gráfica, dava um trabalho danado! Os exemplares da Bíblia eram feitos a mão por copistas, profissionais que copiavam o texto para criar um novo exemplar. Era grande o risco do copista errar, pois muitos eram totalmente "analfabetos". Como davam trabalho e eram raros, os exemplares feitos á mão ficavam trancados a sete chaves em mosteiros.
Até o início da idade média(século 5), a Bíblia não era um livro como conhecemos hoje, mas sim, um grande rolo que reunia folhas avulsas de papiro ou de pergaminho onde os textos eram escritos.

AGORA: .....O S .....L I V R O S .....
13) QUE LIVROS DA BÍBLIA OS JUDEUS TAMBÉM LÊEM?
R.: A Tanakh, a bíblia judaica, tem quase o mesmo conteúdo que o Antigo Testamento da Bíblia Católica. Uma das diferênças são sete livros que os judeus não consideram-"os mesmos que os protestantes não aceitam-(veja a pergunta 14). A ordem e a composição de certos livros também têm pequenas variações-por exemplo, Esdras e Neemias são um livro só para os judeus, mas divididos em dois pelos critãos.
-Confira no quadro abaixo quais são os livros do Antigo Testamento aceitos pelos judeus e como eles costumam ser divididos em cinco grandes categorias:
*****P E N T A T E U C O= Pentateuco quer dizer "cinco livros", em grego. São eles que formam a Torá, a base da lei judaica. A autoria dos cinco livros é creditada pelos religiosos a Moisés:
-Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio
*****H I S T Ó R I C O S= São os livros que falam sobre a saga do povo israelita depois da morte de Moisés:
-Josué, Juízes, Rute, Samuel 1, Samuel 2, Reis 1, Reis 2, Crônicas 1, Crônicas 2, Esdras, Neenias e Ester.
*****P O É T I C O S= São assim chamados porque são livros escritos em forma de versos:
-Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
*****P R O F E T A S M A I O R E S= Escrito por pessoas que teriam recebido um chamado para falar em nome de Deus. Falam do passado e do futuro do povo judeu:
-Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel
*****P R O F E T A S M E N O R E S= Livros que, pela tradição, também foram escritos por porta-vozes das mensagens divinas, mas cujo o texto são mais curtos:
-Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Safonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

14) POR QUE O ANTIGO TESTAMENTO DOS PROTESTANTES É DIFERENTE DOS CATÓLICOS?
R.: O rolo começou no século 16, quando o padre alemão Martinho Lutero rompeu com a Igreja, dando início ao movimento conhecido como Reforma Protestante. Lutero achava, por exemplo, que a interpretação da Bíblia poderia ser feita por qualquer pessoa, sem a intermediação da Igreja.
-Para marcar ainda mais a diferença entre os protestantes e a Igreja Católica, Lutero decidiu rever a Bíblia. A versão Católica do antigo testamento sempre se baseou na Septuaginta, uma tradução da Bíblia judaica para o grego, muito popular na época de Jesus. Nesse processo de tradução, alguns textos foram acrescentados: entraram sete livros novos (Macabeus 1 e 2, Judith, Tobias, Sabedoria, Eclesiástico e Baruch) e trechos extras de dois livros já existentes (Daniel e Ester). Lutero optou por seguir uma versão do Antigo Testamento que era baseada em manuscritos em hebraico, que não continham os sete livros citados acima.
15) O NOVO TESTAMENTO É O MESMO PARA PROTESTANTES E CATÓLICOS?
R.: Se não se entendem nos livros do Antigo Testamento, no novo não há problemas entre protestantes e católicos. Todos aceitam os 27 livros definidos pela Igreja ainda no século 4. Eles podem ser divididos da seguinte forma:
*E V A N G E L H O S= São cinco livros que os religiosos acreditam ter sido escritos por apóstolos e discípulos de Jesus;
-Atos seria uma continuação do Evangelho de Lucas;
Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos
*C A R T A S / P A S T O R A I S: Cartas de autoria incerta-algumas podem ter sido escritas po Paulo, outras por Lucas. Têm como tema a organização da Igreja cristã:
-Timóteo 1, Timóteo 2, Tito, Filemon e Hebreus;
*C A R T A S -D E- P A U L O: Cartas, atribuídas a Paulo, que teriam sido enviadas a comunidades cristãs:
-Romanos, Coríntios 1, Coríntios 2, Gálatas, Éfesios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses 1 e tessalonicenses 2;

*C A R T A S - U N I V E R S A I S: Cartas mais voltadas aos cristãos .....

16) A BÍBLIA SEMPRE FOI DIVIDIDA EM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS?
R.: Não. Até o século 13, ela não tinha capítulos, parágrafos e nem pontuação! Esse caos todo só começou a mudar em 1227, numa versão mais organizada feita pelo arcebispo inglês Stephen Langton. Os versículos só apareceriam um pouco mais tarde, por volta do século 15.
17) É VERDADE QUE HÁ PASSAGENS NA BÍBLIA QUE INCENTIVAM A VIOLÊNCIA?
R.: Procurando bem, dá para encontrar na Bíblia quase tudo. Por isso, não é difícil achar trechos "barra-pesada". Para a Igreja, porém, é um erro tentar entender o livro só a partir de passagens específicas.
-"Até mesmo o diabo tenta Jesus apenas com palavras da Bíblia.....Não é possível interpretá-la sem vê-la no todo, em seu contexto maior", diz o padre Juarez Pedro de Castro, secretário de comunicação da Arquidiocese de São Paulo.
18) POR QUE TEM GENTE QUE APONTA GEORGE W. BUSH COMO O ANTICRISTO?
R.: Tudo bem que o presidente americano tem pisado feio na bola, mas para achar na Bíblia uma passagem que o aponte como o anticristo é preciso ter uma imaginação daquelas! Pela tradição religiosa, o anticristo seria um enviado do diabo que levaria o planeta ao caos antes de Jesus voltar a Terra. Bem as teorias malucas que circulam pela internet apontam.....

.....George W. Bush como o anticristo se baseiam principalmente num pequeno trecho do capítulo 13 do livro Apocalipse:
....O EMERGIR DO MAR TINHA UMA BESTA, QUE TINHA DEZ CHIFRES....."
-Tem gente acreditando que o mar citado seria uma analogia á América, continente que ninguém conhecia nos primeiros séculos depois de Cristo- a oeste da Europa só havia mar. Já os "dez chifres" seriam uma referência aos dez presidentes americanos anteriores a Bush: Truman, Eisenhower, Kennedy, Johnson, Nixon, Ford, Carter, Regam, Bush pai, e Clinton. Por que só contar a partir de Truman? Ora, porque os Estados Unidos só se tornaram uma superpotência após o final da Segunda Guerra Mundial(1945). Então, tá
19) EXISTE MESMO UM CÓDIGO SECRETO NA BÍBLIA?
-Essa história surgiu em 1977, quando o jornalista americano Michael Drosnin e o matemático israelense Eliyahu Rips lançaram o livro: O código da Bíblia. Nele a dupla "provava" que existiam mensagens escondidas entre as palavras do livro sagrado que serviriam até para prever o futuro!
-Tudo começou quando Drosnin e Rips pegaram o primeiro livro da Bíblia, Genesis, e buscaram pela letea T- nem adianta tentar em casa, pois isto foi feito com o alfabeto hebraico.....Eles repararam que, pulando de 50 em 50 letras, encontravam a palavra torá, nome da obra sagrada dos judeus que contém os cinco primeiros livros da Bíblia. No Êxodo, o método também deu certo e a dupla então montou um programa de criptografia para vasculhar códigos em toda a Bíblia.
20) ALGUMA PREVISÃO FOI CONFIRMADA?
R.: Quando o código da Bíblia foi lançado, os autores revelaram que tinham avisado o líder israelense Yitzhak Rabin de que ele corria perigo um ano antes do político ser assassinado-em l995. A previsão sobre o ataque, claro, "teria" sido extraída das mensagens secretas da Bíblia.....Essa história saiu na imprensa e o livro se tornou um best seller. Se foi um sucesso de público, não dá para dizer o mesmo sobre a crítica. Grupos religiosos e cientistas de diversas áreas...
.....caíram de pau no livro. A coisa piorou para Drosnin e Rips no ano passado, pois entre as previsões dos caras estava que o fim do mundo rolava em 2006.....
-Para provar que não é tão fácil assim achar os "códigos" a partir de um programa de computador, o matemático australiano Brendan McKey pegou o romance Moby Dick e tirou várias previsões miraculosas. Um grupo mexicano fez ainda pior. Pegou os cinco primeiros livros da Bíblia e inventou uma fórmula matemática que revelava as palavras: CÓDIGO, BÍBLIA, TOLO, FALSO E IDIOTICE.....
21) A BÍBLIA PROÍBE A TRANSFUSÃO DE SANGUE?
R.: Algumas correntes religiosas, como Testemunhas de Jeová, defendem que sim e por isto expulsam do grupo os fiéis que recebem transfusão. Esta polêmica toda rola principalmente por causa de um trecho do livro Levítico, do antigo Testamento:
*"NÃO COMEREIS SANGUE EM QUALQUER DAS VOSSAS HABITAÇÕES, QUER DE AVE, QUER DE GADO. TODA PESSOA QUE COMER ALGUM SANGUE, SERÁ ELIMINADO DE SEU POVO". (Levítico, capítulo 7, versíclos 26 e 27)*
-Na versão da Bíblia usada pelas Testemunhas de Jeová, chamada de Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, o texto é bem parecido:
*E não deveis comer nenhum sangue em qualquer dos lugares em que morardes, quer seja de ave, quer de animal. Toda alma que comer qualquer sangue, esta alma terá de ser decepada do seu povo." (Levítico cap. 7, versículos 26 e 27)
-Ou seja, tudo, mais uma vez, é uma questão de "QUERER LER TRECHOS DA BÍBLIA AO PÉ DA LETRA.....

22) O QUE SÃO OS EVANGELHOS APÓCRIFOS?
R.: O termo apócrifo é usado para se referir a uma obra que ninguém sabe ao certo quem escreveu. Muitos livros e escritos "vetados" pela igreja na época da montagem do Novo testamento acabaram sendo chamados de evangelhos apócrifos por serem considerados de origem duvidosa. A maior parte desses relatos foi destruída ou se perdeu com o tempo. Em 1945, porém, foram descobertos vários textos escondidos em cavernas no Egito. De lá para cá, especialistas passaram décadas na busca de novos textos e tentando traduzi-los. Entre os relatos já estudados, estão evangelhos atrubuídos a Maria Madalena e aos apóstolos Tomé e Judas.
23) QUAIS SÃO AS REVELAÇÕES MAIS BOMBÁSTICAS DESSES EVANGELHOS?
R.: Deus teria uma mãe que regeria o Universo.
.....O Criador, ao se tornar um espírito arrogante, vangloriou-se de todas as coisas que estavam abaixo dele e exclamou: Eu sou o Pai, e Deus, e não há ninguém acima de mim. Mas sua mãe, ouvindo-o falar desse modo, gritou com ele: 'Não minta.....'''trecho do texto: O Livro Sagrado de João.
-A AUTORIDADE DA IGREJA DE NADA VALERIA.....
....."Outros, além dos nossos, autodenominam-se bispos e também diáconos, como se tivessem recebido autoridade de Deus. Estas pessoas são canais secos".....trecho do texto apocalipse de
Pedro.
-Judas não traiu Jesus, mas, sim, teria cumprido uma ordem de Cristo para entregá-lo
....."Você será amaldiçoado por gerações(.....) Mas você excederá a todos os outros, pois será aquele que sacrificou o homem que me vestiu".....fala atrubuída a Jesus em trecho do texto Evangelho de Judas.
24) QUANDO SURGIU A PRIMEIRA BÍBLIA EM PORTUGUÊS?
R.: A primeira Bíblia no nosso idioma é relativamente nova: ela só foi impressa em 1748. Era uma tradução de uma versão conhecida como Vulgata Latina.
25) QUALQUER PESSOA PODE FAZER UMA VERSÃO DA BÍBLIA?
R.: A coisa não é tão simples. Só é possível editar uma Bíblia católica, por exemplo, depois que você recebe uma espécie de atestado oficial chamado imprimatur. Isto só rola após uma autoridade da Igreja ver a obra.
26) TODAS A BÍBLIAS SÃO IGUAIS?
R.: Não, existem versões bem diferentes. A Igreja Católica, por exemplo, até precisa aprovar a obra, mas permite edições que podem até mesmo mudar um pouco os textos sagrados. Só para ter uma idéia da variedade, conheça três versões da Bíblia:

a)*Para os CDFS: A Bíblia de jerusalém(católica) tem um rodapé quase maior do que o livro, com comentários detalhados sobre cada passagem. Voltada para estudos, foi feita em conjunto por especialistas na história dos livros;
b)*Para as missas modernas: A Bíblia Edição Pastoral(católica) foi feita para ser usada nas pregações, tendo um texto mais simples. Ela não utiliza, por exemplo, a segunda pessoa do plural-"vós sabeis"...
c)* Há também a protestante, é ilustrada e colorida, tá cheia de desenhos, tem mapas e tb tópicos nas linhas "Voce sabia?"
27) QUAL A BÍBLIA MAIS CARA DO MUNDO?
-R.: Há cinco anos, um exemplar da primeira Bíblia impressa foi vendido por 12 milhões de dólares, tornando-se não só a Bíblia como também o livro mais caro da história-só alguns manuscritos alcançaram valores maiores em leilões. Conhecida como Bíblia de Gutenberg, ela foi produzida em 1455 por Johannes Gutenberg, criador da impressão com tipos móveis.
28) QUANTOS EXEMPLARES DE GUTENBERG AINDA EXISTEM?
-R.: Restam somente 48 exemplares de um total de 180 que foram impressos. Essas raridades estão guardadas em bibliotecas e universidades espalhadas pelo mundo
29) É VERDADE QUE EXISTE UMA "BÍBLIA SATÂNICA"?
-R.: Que Deus perdoe o americano Anton Szandor, mas existe!
Esse cara lançou a tal Bíblia em 1969. O livro é a base da doutrina satanista. Mas não se assuste. As posições de Anton, que morreu em 1997, não eram tão malignas assim.

30) QUAL FOI A MAIOR BÍBLIA JÁ FEITA?
-R.: Após um ano de trabalho, o americano Louis Waunai fez uma megabíblia com 1,l0 metro de altura por 2,48 metros de largura! Produzida em 1930, ela foi dada de presente para uma universidade cristã do Texas, nos Estados Unidos, e tem mais de 8 mil páginas.....
xxxxxxxxx
*Consultoria: Homero Santiago, Professor de história e filosofia modera; Itamar Neves Souza, mestre em ciências da religião pela UMESP

MAIS CURIOSIDADES SOBRE A BÍBLIA
Conheça o filósofo perseguido por judeus e cristãos e descubra quais são as passagens que os protestantes não aceitam!
- Spinoza, o encrenqueiro

*Filósofo foi excomungado ao dizer que Moisés não escreveu partes da Bíblia
Baruch de Spinoza (1632 - 1677), filósofo de origem judaica, é considerado como o fundador das modernas interpretações bíblicas. Spinoza desde cedo se destacou como um ávido leitor da Tanakh, a bíblia judaica, que tem praticamente o mesmo conteúdo do Antigo Testamento. O único problema era sua inteligência. Spinoza questionou a fé cega nas escrituras, ao afirmar que Moisés não poderia ter escrito alguns livros da Tanakh. Uma das razões, apontava Spinoza, é que em um dos livros atribuídos a Moisés está descrito o próprio enterro do profeta...
Os rabinos da época, claro, não gostaram desta e de outras interpretações de Spinoza (como a de que a Bíblia deveria ser entendida não no sentido literal, mas no figurado). A princípio, ofereceram dinheiro para que ele se calasse. Spinoza recusou. Então, os doutores da lei lançaram sobre ele a pior das maldições - o cherem - equivalente à excomunhão dos católicos. Assim rezava a maldição: "Amaldiçoado seja de dia, amaldiçoado seja de noite; maldito seja quando durma, maldito seja quando acorde; o Senhor destruirá seu nome, e ao fazer isso, cortará seu elo com as tribos de Israel. Que ninguém mais fale com ele, nem pela fala, nem pela escrita, nem lhe preste nenhum favor, nem fique sob o mesmo teto que ele, nem leia nada composto ou escrito por ele".
Com esta proibição, nenhum judeu poderia sequer dirigir a palavra a ele. Isso era um pesadelo, considerando que na época os judeus viviam em comunidades fechadas.
Spinoza, que depois foi ainda perseguido pelos cristãos pelos seus escritos, permaneceu na pobreza, vivendo de doações de amigos e de seu modesto serviço como polidor de lentes, até sua morte, em 1677.
Afinal, do que tratam os livros que estão na Bíblia católica, mas não na protestante?

Para o professor Antonio Carlos de Melo Magalhães, de orientação protestante e diretor da Universidade Metodista de São Paulo, os livros são uma fonte relevante, mas não fundamental: "Os próprios católicos chegaram a considerar esses textos apócrifos (de autoria desconhecida)". Já para o professor de teologia da PUC-SP, Raphael Rodrigues da Silva, de orientação católica, os livros são importantes, sim: "Eles tratam de questões fundamentais para a fé cristã, como a vida eterna e a predestinação. Tanto que foram confirmados pelos concílios que estabeleceram a Bíblia católica".
Veja abaixo os comentário do professor Raphael sobre esses textos:

. Macabeus I e II - É um livro importante para poder trabalhar a noção do martírio, da ressurreição e da vida eterna, dentro de um ambiente de conflito religioso e político. O livro narra as lutas dos judeus, liderados por Matatias e seus filhos, contra os reis sírios.
. Judith -Conta a história de Judite, que mata o general invasor Holofernes. É valioso porque faz considerações sobre o papel das mulheres e sobre a resistência à dominação.

. Tobias - É um livro problemático, porque trabalha a questão da figura do anjo Rafael. Tem alguns elementos que acabam reforçando teologias da predestinação.
. Sabedoria - Teoricamente escrito por Salomão, trabalha a questão da justiça. É uma releitura sobre o conceito de sabedoria no antigo Israel e sobre a justiça imortal.
. Eclesiástico - Também conhecido como Jesus Ben Siraq, fala sobre os ensinamentos que o personagem recebe de seu avô. Faz uma releitura dos grandes heróis hebreus, como Moisés e Elias. É povoado por provérbios.
. Baruch - É um dos livros que ataca frontalmente a questão da idolatria. É escrito como se fosse uma carta aos exilados, tentando transmitir ensinamentos para o povo. Muitas vezes vem acompanhado pela Carta de Jeremias, que é em si um outro livro.

Postado Por Unknown segunda-feira, julho 08, 2013. em , . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Curiosidades sobre a Bíblia"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos