Headlines
Published On:domingo, 21 de julho de 2013
Postado Por Unknown

Ateus e agnósticos ritualistas são parte dos ‘crentes’ que vão à igreja, diz pesquisa

Num novo estudo dos vários tipos de crentes, pesquisadores da Universidade do Tennessee, em Chattanooga dizem que "um dos mais interessantes e inesperados" tipos que examinaram é o ateu ou agnóstico "ritualista", que encontra algum valor nos ensinamentos e práticas religiosas.

     Aqueles que se enquadram nesta categoria, de acordo com os pesquisadores, são descrentes que podem ter uma apreciação filosófica por certos ensinamentos religiosos, que gostam de fazer parte de uma comunidade, que querem ficar em contacto com a sua identidade étnica ou que simplesmente encontram beleza em certos tradições religiosas, símbolos e rituais.

     "A implicação desta tipologia particular é que pode estar sentado ao lado de alguém na igreja agora, que pode, de facto, não acreditar na teologia que o resto da congregação acredita", disse o investigador principal Christopher F. Silver num entrevista ao The Christian Post.
    Thomas J. Coleman III, que também trabalhou na pesquisa, disse que ele entrevistou uma pessoa em particular que participa de cultos da igreja e canta no coro da igreja, mas não acredita em Deus.

     O objetivo da pesquisa foi o de examinar mais de perto os não-crentes, que são um grupo diversificado de pessoas que muitas vezes são agrupadas em outros estudos. Foram identificados seis tipos diferentes de crentes, embora Silver diz ainda que mais tipos podem aparecer como o número de não crentes nos EUA.

     O estudo foi realizado em duas partes. Primeiro, os pesquisadores realizaram entrevistas pessoais com 59 pessoas que tiveram a oportunidade de falar livremente, com alguma orientação, sobre a sua vida e não-crença. Eles, depois, realizaram um levantamento em massa de cerca de 1.500 crentes em todo o país (embora os resultados publicados online reflitam apenas 1.153 inquéritos).

     Os resultados mostraram que a maior parte dos incrédulos são ateus/agnósticos intelectuais (38 por cento), que buscam ativamente o conhecimento na descrença e a busca da verdade, seguido por ativistas (23 por cento), anti-teístas (15 por cento), ateus ritualistas/agnósticos (13 por cento), agnósticos-buscadores (8 por cento) e não-teístas (4 por cento).


Nota: Este facto não surpreende o verdadeiro Cristão, pois ele sabe que “…numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra” (2 Tim- 2:20), ou, para usar a linguagem de Jesus quando esteve na Terra, “…dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se” (Mat. 13:25).

Postado Por Unknown domingo, julho 21, 2013. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Ateus e agnósticos ritualistas são parte dos ‘crentes’ que vão à igreja, diz pesquisa"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos