Headlines
Published On:quarta-feira, 17 de abril de 2013
Postado Por Unknown

12 Horas de Oração em Prol da Causa Indígena em nosso Brasil

Em 19 de abril é comemorado o Dia do Índio em nosso Brasil. É importante levarmos as nossas igrejas, seminários, faculdades teológicas e as famílias evangélicas a se envolverem em oração por esta causa.

Os indígenas no Brasil são hoje 816 mil, conforme o Censo de 2010. Houve um crescimento na população indígena no Brasil. Vários avanços surgiram no meio das etnias indígenas. Há indígenas com formação acadêmica nas áreas de advocacia, enfermagem, educação, linguística e muitos outros cursos. Mas esta estatística ainda é pequena em função de mais de 500 anos de história no Brasil.

O aumento da migração da população indígena para os grandes centros é hoje um dos grandes problemas sociais que têm abalado a vida de muitos indígenas. Como muitos destes não têm formação acadêmica e qualificações para o mercado de trabalho, a discriminação é certa. A busca por alimentos, moradia e emprego tem sido feita nos órgãos governamentais e não governamentais para o suprimento das suas necessidades, gerando assim um certo paternalismo. O alcoolismo e o ingresso no mundo das drogas é uma realidade no meio deles. Este quadro está diante de muitas igrejas em diversos centros urbanos. Como ajudar este povo? Como corresponder às suas necessidades sem criar um paternalismo? Há condições de inserir nas comunidades não indígenas? Creio que devemos pregar um evangelho integral a este povo, proporcionando assim uma mensagem confessional e com sustentabilidade para as etnias indígenas em nossa Pátria.

Como alcançar a nova geração indígena em pleno século Vinte e Um? Como evangelizar as nossas crianças indígenas? Não é uma tarefa fácil, requer o conhecimento da cultura e língua daquele povo para elaboração destes materiais. Com isso, temos que investir mais e mais em obreiros treinados e capacitados transculturalmente para cumprir esta missão.

Outra razão pela qual devemos orar pelos povos indígenas em nosso Brasil é no despertamento de novos vocacionados para o trabalho indígena nos campos da educação, saúde e tradução da Palavra de Deus na língua de cada povo. Não basta traduzir a Palavra de Deus, temos que alfabetizar e ampliar o investimento na educação para que o  povo indígena abra os seus olhos e conheça o horizonte da educação e também a leitura da Palavra de Deus em sua própria língua.

Devemos também orar para que cheguemos às 121 tribos indígenas ainda não alcançadas com a mensagem da Palavra de Deus. Muitas destas estão localizadas nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Creio que a igreja do Senhor é a resposta a estes povos e às suas necessidades circunstanciais.

Devemos também orar pelos nossos missionários que estão nas cinco regiões do nosso Brasil pregando a mensagem do Senhor. Eles necessitam saber que há muitas igrejas que estão sustentando as cordas para que "desçam" e preguem a Palavra. Oremos também para que as igrejas invistam  financeiramente nos atuais e nos futuros projetos indígenas. Devemos orar para que os futuros missionários indígenas e não indígenas se coloquem à disposição do Senhor e digam: "Senhor eis-me aqui, envia-me".


Fonte: JMN

Postado Por Unknown quarta-feira, abril 17, 2013. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "12 Horas de Oração em Prol da Causa Indígena em nosso Brasil"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos