Headlines
Published On:domingo, 3 de junho de 2012
Postado Por Unknown

Os Quatro Lados da Riqueza


Constantemente nosso país está envolto em muitos escândalos políticos e isso muito nos envergonha. É o dinheiro que é desviado da saúde, das merendas escolares, licitações fraudulentas e tantas outras reportagens que nos deixa muito tristes!

No meio religioso não é diferente, pois temos assistido também a várias reportagens de enriquecimento imoral por parte de líderes espirituais. A ganância e o amor pela riqueza é um sério problema. Eu li uma frase que me marcou muito: “O homem ganancioso não pode possuir as coisas, pois é possuído por elas.” Esta frase corrobora com o pensamento judaico que diz: “A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem.”


A Bíblia diz: Quem rejeita a correção acabará pobre e na desgraça [i.e. na vergonha], mas quem aceita a repreensão é respeitado (i.e. será honrado). (Pv.13:18 NTLH) Deus quer suprir nossas necessidade, como nos oferecer os recursos que necessitamos para viver e é por esta razão, que nós precisamos entender as facetas da riqueza. Vou procurar expor quatro lados da riqueza.


1. A RIQUEZA ROUBADA.

É o enriquecimento por meio de fraudes, corrupção, enganos e roubos. Isso nós não queremos! A Bíblia diz: Saborosa é a comida que se obtém com mentiras, mas depois dá areia na boca. (Pv.20:17 NVI) O sentido do texto é: “O dinheiro ganho com desonestidade pode comprar muita coisa boa, mas depois deixa a consciência amarga e o coração doído.” (Bíblia Viva)


2. A RIQUEZA EMPRESTADA.

Há pessoas que parecem ter muito, mas devem por tudo o que têm. Não é errado obter empréstimos, mas é necessário ter juízo, para não adquirir o “hábito” de se endividar. A Bíblia diz: (...) quem toma emprestado é escravo de quem empresta. (Pv.22:7 NTLH) O conselho do apóstolo Paulo: Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. (...) (Rm.13:8 NTLH) O sentido do conselho de Paulo é o seguinte: “Paguem todas as suas dívidas, exceto a dívida do amor aos outros; nunca terminem de pagá-la!” (Bíblia Viva)


3. A RIQUEZA HERDADA.

É quando se recebe uma herança material, por ser juridicamente o sucessor legal dos bens de uma pessoa que morreu. A Bíblia ensina que os pais devem sempre deixar alguma herança aos seus filhos, como também uma boa herança educacional e espiritual. A Bíblia diz: O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos (...) (Pv.13:22 NVI)

- O papel de um pastor ou “pai espiritual”, antes de tudo, é passar uma herança abençoada a seus “filhos espirituais” e não extorqui-los.

- Um pai espiritual deve passar uma acumulação de boa instrução, unção e fé, assim como o profeta Elias fez com Eliseu, quando este recebeu uma porção dobrada da capacidade espiritual de Elias.


4. A RIQUEZA ABENÇOADA.

O livro de Deuteronômio diz assim: Lembrem do SENHOR, nosso Deus, pois é Ele quem lhes dá força [no hebraico: meios] para poderem conseguir riquezas [no hebraico: recursos]. Vocês estão vendo que assim Ele está cumprindo a aliança feita por meio de juramento com os nossos antepassados. (Dt.8:18 NTLH) Paulo disse o seguinte: E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. (Fp.4:19 RA)

- A expressão “em glória! Não significa no céu e nem num âmbito material, mas na presença de Deus e por meio de Jesus Cristo. Toda riqueza abençoada provém de uma dimensão abençoada. A Bíblia diz: A bênção do SENHOR Deus traz prosperidade, e nenhum esforço pode substituí-la. (Pv.10:22 NTLH)


- Você já aprendeu que quando os filhos de Deus andaram pelo deserto do Sinai, nada lhes faltou e até suas roupas e sandálias não se desgastaram! Porque eles estavam na presença de Deus. O Senhor supria cada uma de suas necessidades.

A Bíblia diz que Deus, (...) abençoará todos os que o temem [i.e. os que o amam e o obedecem], tanto os importantes como os humildes. (Sl.115:13 NTLH) Tenha o desejo de honrar a Deus com a sua vida. Aprenda a amá-Lo e procure andar na Sua presença.  Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. (Sl.37:5 RA) Deus o abençoe!

 Autor: Pr. Walter de Lima Filho 

Postado Por Unknown domingo, junho 03, 2012. em , . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Os Quatro Lados da Riqueza"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos