Headlines
Published On:domingo, 24 de junho de 2012
Postado Por Unknown

Candidato islamita vence eleições presidenciais no Egito


 O candidato Mohammed Mursi, do grupo islamita Irmandade Muçulmana, foi proclamado neste domingo o vencedor das eleições presidenciais no Egito pela Comissão Eleitoral Suprema do país.
O presidente da comissão, Farouk Sultan, anunciou em entrevista coletiva que Mursi obteve 13.230.131 votos válidos (51,73%), contra os 12.347.380 (48,27%) recebidos por seu concorrente, o general reformado Ahmed Shafiq, no segundo turno do pleito, realizado nos dias 16 e 17 deste mês.
A vitória de Mursi o torna o primeiro presidente do Egito após a queda de Hosni Mubarak, ocorrida em fevereiro de 2011, e leva a Irmandade Muçulmana à Presidência pela primeira vez em seus 84 anos de história, a maioria deles na ilegalidade.
Tanto Mursi como Shafiq haviam proclamado vitória ao longo desta semana, alegando dados coletados por suas respectivas equipes de campanha.
Sultan revelou que 26.420.763 eleitores foram às urnas no segundo turno, 51,85% dos quase 51 milhões de egípcios convocados a votar. O presidente da Comissão Eleitoral destacou ainda que foram revisados pedidos de impugnações nos resultados em cerca de cem mesas eleitorais das mais de 13 mil nas quais os egípcios puderam depositar suas cédulas.
A decisão da Comissão Eleitoral não pode ser impugnada nem sofrer apelação por parte dos candidatos, ao ser a última instância responsável pelo pleito.
O anúncio dos resultados estava previsto para a última quinta-feira, mas a comissão o adiou com o argumento de que precisava de mais tempo para estudar as impugnações apresentadas.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A.

Postado Por Unknown domingo, junho 24, 2012. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Candidato islamita vence eleições presidenciais no Egito"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos