Headlines
Published On:segunda-feira, 21 de maio de 2012
Postado Por Unknown

Quase cinco mil asteroides podem ser perigosos para a Terra. Será o fim?


      Dados da sonda Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) permitiram a cientistas da NASA calcular a quantidade de asteroides que podem ser perigosos para o planeta Terra. Eles chegaram ao assustador número de 4700 asteroides.


A sonda analisa o espaço com recurso de infravermelho, o que permite avaliar os asteroides possivelmente perigosos.
São considerados perigosos os asteroides que orbitam próximo à Terra e que têm tamanho suficiente para resistir à atmosfera terrestre, podendo, no caso de uma queda, causar estragos no planeta. Para ser considerado perigoso, o asteroide
precisa ter mais de 100 metros de diâmetro.
O número de 4700 é uma estimativa da NASA da quantidade de asteroides próximos à Terra com diâmetro superior a esse. Cerca de 25% desse total já foi identificado e catalogado.
O pesquisador Lindley Johnson, coordenador do Programa de Observação de Objetos Próximos da Terra, financiado pela Nasa, comentou as estimativas.
“Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra. Agora precisamos estudar os dados e verificar o real perigo que cada um desses asteroides representa para a humanidade. Ainda estamos no começo deste processo”, comentou em entrevista à agência de notícias EFE.


Terra já sofreu com impactos
Segundo os cientistas, há 65 milhões de anos, um asteroide com aproximadamente 10km de diâmetro se chocou contra a Terra. Ele atingiu a região que hoje corresponde ao México.
O impacto foi equivalente à detonação de 1 milhão de bombas atômicas. O choque causou terremotos, tsunamis e o lançamento de gigantescas quantidades de partículas de poeira na atmosfera, provocando o que pode ser chamado de “caos climático”.
Em consequência, os dinossauros e outras milhares de espécies animais foram extintas. Por outro lado, isso teria permitido que as espécies sobreviventes evoluíssem.
Um evento mais recente envolvendo destruição por asteroide aconteceu na Rússia, em 1908. O episódio ficou conhecido como Evento de Tugunska.
Calcula-se que oito milhões de árvores foram derrubadas numa área florestal sete vezes maior que a cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O impacto foi equivalente à explosão de 1 mil bombas atômicas e causou um terremoto de 5º na escala Richter.
Já no Brasil ocorreu fenômeno similar em 1930, porém com proporção bem menor. Um asteroide atingiu o estado do Amazonas, deixando uma cratera de quase 1km de diâmetro no meio da Floresta Amazônica.
fonte: The Christian Post

Postado Por Unknown segunda-feira, maio 21, 2012. em , . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Quase cinco mil asteroides podem ser perigosos para a Terra. Será o fim?"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos