Headlines
Published On:quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Postado Por Unknown

Nova lei de direitos autorais gera polêmica entre editores cristãos

Nova lei de direitos autorais gera polêmica entre editores cristãos
Nos próximos meses entra em vigor a Lei 12.853 que versa sobre direitos autorais. As novas regras estão causando grandes polêmicas entre os editores cristãos preocupados com o incentivo para novas obras e com a pirataria.
O diretor executivo da Associação dos Editores Cristãos (ASEC), Reiner Lorenz, é um dos que acreditam que a nova lei não vai trazer benefícios a muitos autores.
“Não haverá incentivo para compor uma obra, com isso a qualidade editorial diminuirá e consequentemente o leitor perderá a apreciação pela leitura e pelo livro”, diz.
Lorenz também mostra preocupação com as cópias não autorizadas, principalmente na internet onde é possível encontrar livros completos disponíveis para download.
“Estima-se hoje que o mercado editorial brasileiro perde mais de 1 bilhão de reais por ano por causa da pirataria do livro”, alerta o diretor da ASEC, responsável também a Feira Literária Cristã (FLIC).
Os prejuízos gerados pela pirataria tem resultado no fechamento de inúmeras editoras e gerado um grande mal entre os profissionais do setor, o que inclui escritores, tradutores, revisores, agentes literários e outros.
“A pirataria editorial é responsável, também, por um outro quadro problemático: as pequenas tiragens dos livros no Brasil. Este fato indica a estagnação do mercado leitor no país, fato que contribui para o aumento do custo do livro”, diz.
O gerente comercial dos Ministério RBC Brasil, Jader Terual, também tem algumas críticas sobre a nova lei. Ele até acredita que a longo prazo o projeto traga efeitos positivos ao setor, mas ele alerta para justamente a cópia das obras.
“Acredito que tudo aquilo que de alguma forma facilita a ‘Pirataria Editorial’ deve ser revisto, e neste ponto os efeitos serão muito negativos. Existirão prejuízos dentro de todas os níveis do processo editorial.”
Nova lei de direitos autorais gera polêmica entre editores cristãosEngana-se quem pensa que o mercado gospel não sofre com a pirataria. Não apenas CDs e DVDs são copiados e comercializados, como também livros. O diretor da RBC Brasil afirma que é fácil encontrar materiais falsificados tanto na internet como também em grandes centros comerciais voltados para o público evangélico.
“Desde cópias idênticas feitas de forma clandestina, layouts idênticos com o intuito de confundir o consumidor a livros assinados por autores que não gastaram um minuto sequer para escrever aquelas palavras, inclusive, em alguns casos, com o aval de ‘Editoras’”, alerta.

Gospel Prime

Postado Por Unknown quinta-feira, novembro 07, 2013. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Nova lei de direitos autorais gera polêmica entre editores cristãos "

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos