Headlines
Published On:terça-feira, 2 de julho de 2013
Postado Por Unknown

Cultos para surdos marcam vidas nas Honduras

Grupo de Cristãos em Tegucigalpa, Honduras, consegue quebrar a barreira do som.
     O seu louvor nunca incomoda os vizinhos, pelo contrário. Baseia-se numa avalanche de linguagem gestual na sua própria língua, pois estes crentes pertencem à comunidade surda.
     São cerca de 60 crentes que cultuam em linguagem gestual.
     O guatemalteco Mario Solorzano é que lhes leva a mensagem do Evangelho com expressões faciais e rápidos movimentos entuiastas com os dedos.

    Nem toda a congregação pode reunir-se regularmente, pois alguns dos seus membros têm
problemas financeiros para reunir-se regularmente com a igreja. Assim,  Mario Solorzano leva um autocarro para transportar parte dos crentes.

     "Não existem barreiras; tudo o que está escrito na Bíblia pode ser explicado em linguagem gestual", diz Mario Solorzano com um aceno de mãos . Ele abrange os mesmos temas abordados normalmente nas igrejas "convencionais". Na linguagem gestual o dedo do meio na palma da outra mão quer dizer "Jesus Cristo".

     A igreja das pessoas surdas começou há cerca de seis anos depois de "Marito", como é carinhosamente conhecido Mario Solorzano ter terminado a sua preparação bíblica em Puerto Rico. "Disseram-nos que ele ia pregar, mas nós rimo-nos porque não críamos que fosse verdade", disse a irmã dele.

     Os cultos são intensos. A congregação louva a Deus com a mesma, ou até mais, paixão do que os que ouvem e falam.

     Mario perdeu a capacidade de ouvir, devido a uma infecção que ele sofreu quando tinha um ano. Nma ocasião, ele teve a oportunidade de ter uma operação para corrigir a sua deficiência auditiva, mas opôs-se. "Marito" dizia que se Deus permitiu a sua surdez foi para um propósito, e ei-lo à vista", disse a irmã Mary.

     O pastor é um linguista gestual multilingue, pois domina cinquenta idiomas de linguagem gestual, já que cada região tem uma linguagem diferente.

Postado Por Unknown terça-feira, julho 02, 2013. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Cultos para surdos marcam vidas nas Honduras"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos