Headlines
Published On:segunda-feira, 8 de abril de 2013
Postado Por Unknown

Saúde: Comida caseira pode ser menos saudável que parece


Recentemente, uma pesquisa curiosa chamou a atenção ao redor do globo: cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, concluíram que as comidas de quatro chefs famosos nesse país são menos saudáveis do que refeições industrializadas. Para fazer a comparação, eles escolheram aleatoriamente 100 receitas de profissionais com pelo menos um best-seller de sua autoria - Jamie Oliver, Nigella Lawson, Hugh Fearnley-Whittingstall e Lorraine Pascale - e 100 pratos prontos de três grandes cadeias de supermercados inglesas. 

"Na verdade, descobrimos que nenhuma das opções atinge as recomendações da Organização Mundial da Saúde", conta Simon Howard, especialista em saúde pública e um dos autores da análise. "Contudo, as refeições congeladas chegaram mais perto dessas diretrizes do que as receitas dos chefs", completa. É que as primeiras apresentaram menos gordura saturada, calorias e açúcar, além de mais fibras. Só perderam no quesito sal - faz sentido, já que o cloreto de sódio, nome oficial do ingrediente, é um poderoso conservante de alimentos. Deve- se frisar, porém, que outros aditivos não foram mensurados, o que poderia alterar o placar tão positivo para os industrializados. 

Para muitos especialistas na área, o resultado não foi exatamente uma surpresa. "Boa parcela dos cozinheiros não está preocupada com o equilíbrio de nutrientes, mas, sim, com o sabor de suas criações", reflete Andréa Esquivel, nutricionista e especialista em gastronomia da clínica Cedig, em São Paulo. O primeiro passo para evitar enganos seria incluir as informações nutricionais de cada receita nos livros. "Dessa maneira, as pessoas saberiam como manter a dieta equilibrada e os chefs seriam estimulados a incluir opções mais saudáveis em suas criações", calcula Howard. 

E você com isso? 

Apesar de conduzido em território inglês, esse trabalho serve para ilustrar uma realidade traiçoeira em qualquer parte do mundo: nem sempre um prato preparado na cozinha de casa, com alimentos fresquinhos, é sinônimo de saúde. "O brasileiro coloca doses generosas de sal e óleo na comida e também recorre à fritura com muita frequência. São práticas culinárias que prejudicam a qualidade nutricional da dieta", resume a nutricionista Ana Clara Martins, professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). 

As falhas costumam começar, de fato, na escolha dos ingredientes e, claro, nas quantidades em que eles são colocados nos pratos. "Quando um paciente me diz que usa só um pouquinho de creme de leite, sempre questiono o que isso significa. Afinal, a medida caseira é algo bastante subjetivo", destaca a nutricionista e professora de gastronomia Maria Cecília Corsi, da Essencial Light, em São Paulo. 

Despejar gordura na panela sem pudor, outro comportamento que faz os nutricionistas torcerem o nariz, é questão séria por aqui. "Levantamentos apontam que uma família de cinco pessoas consome cerca de 4 litros de óleo por mês. É muito!", declara Andréa Esquivel. "O ideal é que esse valor seja de até 1,5 litro", esclarece. Tarefa nada impossível. É só prestar mais atenção na forma de preparo das receitas. "Com a técnica correta, dá para utilizar porções modestas desse item", confirma Ana Clara, da PUC Goiás. 

Que fique claro: não estamos defendendo procedimentos mirabolantes, daqueles que exigem horas na cozinha. Para início de conversa, basta abrir mão da fritura com mais regularidade. O bife à milanesa, por exemplo, pode perfeitamente ser assado. "Depois de passá-lo no ovo e na farinha, que pode ser uma mistura de torrada integral e farelo de trigo, volte-o ao ovo. Então, coloque o bife em uma fôrma untada com azeite e leve ao forno. Ele ficará douradinho e saboroso", ensina Maria Cecília. 

Estratégias simples assim são capazes de fazer a diferença no valor nutritivo do seu prato, a ponto de nem ser justo compará-lo a refeições industrializadas. Essas, só para você saber, não estão totalmente proibidas. Se precisar levar as delícias da modernidade para a cozinha de vez em quando, tudo bem. Só fuja das opções lotadas de sódio, gordura saturada e carboidratos. Isso deve ser regra sempre - inclusive para a comida caseira. 

produção Ina Ramos 

Clássico sabotado 
Veja as armadilhas que afetam a qualidade nutricional do prato que é unanimidade entre os brasileiros e saiba quais substituições e métodos garantem mais saúde


Fotos 1 / 12

Postado Por Unknown segunda-feira, abril 08, 2013. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Saúde: Comida caseira pode ser menos saudável que parece"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos