Headlines
Published On:quarta-feira, 18 de julho de 2012
Postado Por Unknown

Tunísia: Partido no poder quer 'criminalizar' ataques à religião


Tunis - O Ennahda, partido islâmico, no poder na Tunísia, aprovou no seu programa uma disposição que torna crime qualquer ataque ao "sagrado", segundo as conclusões do seu congresso publicadas hoje, terça-feira.
              
Ao ler a declaração final, o presidente do congresso do Ennahda e ministro tunisiano da Saúde, Abdelatif Mekki, disse que os delegados incluíram uma moção para "criminalizar os ataques ao sagrado", e que tal medida fará parte do programa político do partido.
              
Mekki não deu detalhes sobre a decisão e o texto da moção aprovada pelo Ennahda não foi divulgado.
              
Os ataques à religião são um tema sensível na Tunísia, país que enfrentou em Junho uma onda de violência sem precedentes, depois da queda do presidente Zin El Abidin Ben Ali, em Janeiro de 2011.
              
Uma exposição de arte realizada em La Marsa (subúrbio norte de Túnis), onde havia obras consideradas ofensivas ao Islã, desencadeou uma série de distúrbios provocados por grupos salafistas, o que teve como consequência o recolher obrigatório.
              
O Ennahda se apresenta como um partido islâmico "moderado" e "centrista", mas a oposição parlamentar suspeita de suas pretensões para uma 'islamização' progressiva do país.
         
    
Ao ler a declaração final do congresso, Mekki afirmou que o partido Ennahda quer "estabelecer um estado civil inspirado nos valores islâmicos e nas conquistas humanas".
              
Os seus aliados de centro esquerda consideram que o Ennahda já aderiu aos princípios republicanos, especialmente ao renunciar à incorporação da sharia, a lei islâmica, na Constituição que está a ser elaborada.

Postado Por Unknown quarta-feira, julho 18, 2012. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Tunísia: Partido no poder quer 'criminalizar' ataques à religião"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos