Headlines
Published On:segunda-feira, 16 de julho de 2012
Postado Por Unknown

Por que a aliança de casamento é usada no dedo anular?


1. Milhares de anos atrás, na Idade do Bronze, já existia o anel. Os primeiros encontrados inteiros foram os dos túmulos dos antigos faraós egípcios. Eram desenhados, feitos de ouro puro e levavam, gravados, os nomes e títulos dos proprietários.

2. O anel era muito usado na Antigüidade. Os povos que não conheciam bem a escrita usavam anéis com símbolos gravados, que funcionavam como selos para autenticar cartas e documentos: eram os anéis-sinetes.

3. Os anéis antigos eram de ouro, âmbar, ferro, argila esmaltada, pedras duras e marfim. Entre os hebreus, um anel de ouro distinguia o homem rico do pobre, e os filhos dos homens ricos dos filhos dos empregados. Na Grécia antiga, o anel também diferenciava as classes. Em Roma, os homens livres podiam usar um anel de ferro, enquanto aos senadores era reservado o anel de ouro.

4. Com o aparecimento do cristianismo, o anel passou a ser usado principalmente como símbolo de casamento. Os romanos tinham um antigo hábito: os noivos davam às noivas um anel de ferro. Entre os cristãos, o anel (ou aliança) passou a ser de ouro, metal que simbolizava a verdade e a constância. Era usado no dedo anular porque havia uma crença, conforme as palavras de Santo Isidoro, de que "este dedo se comunica com o coração por meio de um vaso sanguíneo".

5. Na Idade Média, os anéis eram usados em todos os dedos. O Renascimento tornou a criação de anéis uma verdadeira arte, na qual os artistas de Veneza e Florença eram craques.

6. A técnica da lapidação de pedras muito duras começou nos séculos XVII e XVIII, marcando uma nova era na decoração dos anéis. O diamante (a mais dura de todas as pedras) foi cortado pela primeira vez em 1476, mas só foi usado com freqüência a partir do século XVII. Já no século XIX veio a moda dos anéis florais, em que as gemas eram montadas à maneira de flores. 

7. O anel do humor - aquele cuja pedra muda de cor de acordo com o humor ou estado emocional do usuário - foi inventado por Joshua Reynolds. Eles ficaram muito populares nos anos 70. Você já parou para pensar em como isso funciona? A pedra do anel do humor é um quartzo oco, que contém cristais líquidos termotrópicos. O que acontece é que esses cristais se movimentam em resposta a mudanças na temperatura corporal, o que muda sua estrutura molecular, fazendo a cor se alterar. Os anéis do humor são calibrados para emitir a cor verde à temperatura periférica corporal normal (cerca de 30 graus). Com o aumento da temperatura - que acontece em caso de paixão ou felicidade -, os cristais passam a refletir o azul. Quando o corpo está agitado ou estressado, o fluxo sanguíneo se direciona aos órgãos mais internos, esfriando os dedos, o que faz os cristais refletirem a cor amarela. Se os cristais se danificam, a pedra se torna cinza ou preta - um sinal de que eles não estão respondendo às alterações de temperatura.

8. Apesar de hoje ser comum ver homens usando alianças de casamento, a prática só começou nos anos 30. Isso porque, quando a Segunda Guerra Mundial começou, as mulheres deram alianças aos seus maridos soldados para simbolizar a eternidade de seu amor. Ao final dos anos 40, 80% dos homens já usavam alianças de casamento. O anel de noivado, por outro lado, nunca foi popularizado entre os homens.

9. Na tradição hindu, os anéis de noivado são usados no dedo do pé. Na Bengala Ocidental, o que simboliza o noivado é um bracelete de ferro folheado a ouro ou prata. 

10. Os anéis de formatura surgiram em 1835. São anéis personalizados que o formando ganha de presente para representar sua nova profissão. Cada carreira é simbolizada por uma pedra e uma cor:
Profissão
Pedra
Cor
Administrador
Safira
Azul-escuro
Advogado
Rubi
Vermelha
Ator
Safira
Azul
Engenheiro
Safira
Azul
Farmacêutico
Topázio
Amarela
Filósofo
Safira
Azul
Médico
Esmeralda
Verde
Teólogo
Ametista
Lilás



Guia do Curioso

Postado Por Unknown segunda-feira, julho 16, 2012. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Por que a aliança de casamento é usada no dedo anular?"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos