Headlines
Published On:quarta-feira, 18 de julho de 2012
Postado Por Unknown

Falta de exercício físico é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro



Um estudo divulgado nesta quarta-feira, 18 de julho, alguns dias antes das Olimpíadas de Londres, diz que a falta de prática de exercícios físicos é tão prejudicial quanto fumar. O sedentarismo, segundo especialistas, tem sido a causa de tantas mortes quanto o tabagismo.
O estudo foi publicado na revista médica Lancet e diz que um terço dos adultos não tem feito atividades físicas suficientes. Isso estaria sendo o responsável pela morte de cerca de 5,3 mortes a cada ano em todo o mundo.
A ausência da prática de atividades físicas seria a responsável por uma a cada dez mortes que são causadas por problemas de saúde como câncer de mama e do cólon, diabetes e problemas cardíacos.
De acordo com os pesquisadores, esse é um problema tão grave que terá que ser tratado como uma pandemia. Para que este problema seja selecionado, os estudiosos acreditam que uma mudança de hábitos generalizada. Para isso, eles querem que sejam criadas campanhas educativas que alertem as pessoas para os riscos da inatividade física, ao invés de apenas lembrar os benefícios proporcionados pela prática de atividades físicas.
A pesquisa foi desenvolvida por uma equipe de 33 pesquisadores de diversos países de todo o mundo. De acordo com eles, os governos dos países deveriam desenvolver alternativas para que a prática de exercícios físicos fosse mais conveniente, segura e acessível.
Um dos coordenadores dessa pesquisa é um brasileiro: Pedro Hallal, da Universidade de Pelotas. Para ele, com as olimpíadas que serão realizadas neste ano, a atenção de todo o mundo ficará focada nos esportes e nas atividades físicas, mas apesar disso, a maioria das pessoas que acompanham os jogos são sedentárias. Segundo ele, o desafio de todo o mundo é fazer com que as atividades físicas sejam uma prioridade para que o nível de saúde da população aumente e que o risco de ocorrência de doenças diminua.

Postado Por Unknown quarta-feira, julho 18, 2012. em , . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Falta de exercício físico é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos