Headlines
Published On:quinta-feira, 21 de junho de 2012
Postado Por Unknown

Falta de atividade física torna o sono ruim, indica estudo


Pessoas que praticam atividade física regularmente conseguem dormir melhor e sentir-se mais alertas durante o dia do que aqueles que não são tão fisicamente ativos, de acordo com um novo estudo. A pesquisa desenvolvida na Oregon State University será publicada na edição de dezembro do periódico Mental Health and Physical Activity (Atividade Física e Saúde Mental).

Os resultados do estudo mostraram que pessoas que fizeram 150 minutos de atividade moderada a vigorosa por semana relataram uma melhora de 65 por cento, na qualidade do sono.

"A atividade física não pode ser boa apenas para a cintura e o coração, mas também pode ajudá-lo a dormir", disse em comunicado o pesquisador Brad Cardinal, professor de ciência do exercício da Oregon State University.

Os participantes que se exercitaram por pelo menos 150 minutos também disseram que se sentiam menos sonolência durante o dia, em comparação com aqueles que eram menos ativas fisicamente.

O cansaço dos treinos diminui outros desconfortos ao longo do dia

Parece contraditório que indivíduos que frequentemente experimentam sonolência durante o dia consigam ficar mais dispostos investindo justamente em mais cansaço a partir de algum esforço físico, como sugerem os pesquisadores.

Mas os resultados também apontaram que os participantes que procuravam exercer alguma atividade física tinham 68% menos probabilidade de sofrer cãibras nas pernas durante o sono, e estavam 45% menos propensos a ter dificuldade de concentração durante os períodos de cansaço. Ou seja, a atividade física melhora a qualidade do sono regular, propiciando mais descanso e, consequentemente, menor falta de concentração e sonolência diurna.

Quando se fala cansaço e exercício é preciso escolher entre caminhos difíceis de serem conciliados. Os próprios pesquisadores reconhecem que é difícil convencer alguém frequentemente cansado a procurar a atividade física para ter mais disposição. “Pode ser mais fácil quando você está cansado pular o treino e ir dormir, mas pode ser benéfico para sua saúde a longo prazo tomar a decisão difícil e partir para o seu exercício", sugere o professor Cardinal.

fonte:Saúde Plena

Postado Por Unknown quinta-feira, junho 21, 2012. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Falta de atividade física torna o sono ruim, indica estudo"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos