Headlines
Published On:sábado, 30 de junho de 2012
Postado Por José Silva

Censo mostra queda de fiéis da Igreja Universal e crescimento da Mundial do Poder de Deus


Pela primeira vez a Igreja Mundial do Poder de Deus aparece na lista de igrejas do Censo, documento divulgado nessa sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O Censo mostra que a igreja fundada por Valdemiro Santiago não para de crescer enquanto a Igreja Universal do Reino de Deus segue perdendo fiéis.
O documento divulgado anteriormente mostrava que a IURD tinha 2,102 milhões de membros no Brasil e pelos dados divulgados hoje, obtidos por meio de amostragem, a denominação de Edir Macedo tem hoje cerca de 1,813 milhão, uma perda de 229 mil.
Santiago, que não economiza para divulgar seu trabalho através dos meios de comunicação, soma 315 mil seguidores segundo o Censo, possuindo templos em diversas partes do país, principalmente na região sudeste onde está a maioria dessas igrejas.
O crescimento da Mundial chegou a incomodar Edir Macedo, que através da Rede Record divulgou uma matéria no principal programa da emissora dizendo que Valdemiro Santiago, seu ex-bispo, estaria usando o dinheiro arrecado dos fiéis para enriquecimento próprio.
Antes, porém dessa reportagem, a IURD TV mostrou diversos vídeos falando sobre ex-pastores e obreiros que trocaram a Igreja Universal pela Mundial e que estavam arrependidos.
Crescimento também no exterior
Não é só no Brasil que a IMPD está crescendo, recentemente um templo foi inaugurado no Uruguai, mas é possível encontrar o ministério fundado há 14 anos em outros 18 países.
O pesquisador do IBGE, Claudio Dutra Crespo, ressalta que no Censo de 2000 a Igreja Mundial nem aparecia na pesquisa e que agora teve 315 mil declarantes, ou seja, pessoas que confirmaram frequentar essa denominação.
“Ela apareceu (no Censo 2010) com 315 mil pessoas e em 2000 nem aparecia. Foi a única denominação nova que se ressaltou no número de declarantes”, afirmou ele que é Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

Postado Por José Silva sábado, junho 30, 2012. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Censo mostra queda de fiéis da Igreja Universal e crescimento da Mundial do Poder de Deus"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos