Headlines
Published On:sábado, 28 de janeiro de 2012
Postado Por José Silva

SERMÃO: SEGREDOS DE UMA VIDA VITORIOSA


Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. 10 Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” (1 Crônicas 4:9-10 RA)

1.  INTRODUÇÃO

Os primeiros nove capítulos do livro de 1 Crônicas registram a árvore genealógica oficial das tribos judaicas. Começa com Adão e segue por milhares de anos até o retorno de Israel do cativeiro. É um texto chato! Esse livro parece, no seu começo, uma lista telefônica…. há mais de 600 nomes desconhecidos e difíceis que é capaz de desanimar até o mais valente estudioso da Bíblia.
Tem Adão, Noé, Társis, Ismael, Elda… O Capítulo quarto que estamos refletindo começa com Perez (olha o Peres aí…), Hesrom, Carmi, Hur e Sobal…. e por aí vai. Encontramos Arfaxade, Aná, Jaacã, Jotão… A gente se surpreende com esses nomes! – Entretanto, o escritor das Crônicas usou essa lista de nomes para mostrar como Deus havia escolhido Israel para um papel de destaque na história.
Mas o curioso é que uma história interrompe repentinamente a seqüência de 44 nomes deste capítulo: É a história de JABEZ. (Dê uma olhadinha no texto e observe isso: até o v. 8 é só descrição de nomes, nos vv. 9 e 10 há uma história, e a partir do v. 11 a descrição de nomes recomeça. Ou seja, a história de Jabez esta em destaque no meio da relação de quase 600 nomes).
É um reconhecimento que o autor faz a este homem. Ou seja, neste texto, descobrimos que a vida de um homem de nome JABEZ recebeu destaque no meio de quase 600 nomes!
Havia alguma coisa especial neste homem que foi capaz de levar o historiador a fazer uma pausa nesta imensa lista de nomes. Parece que o autor esta dizendo: “Ei, espere um pouco. Você precisa saber algumas coisas sobre este homem chamado JABEZ. Ele está acima dos demais!”
O que ele fez de tão notável para receber este destaque?
Quando adentramos o texto, nós encontramos no mínimo três segredos em sua vida, que o tornou destaque no meio de tanta gente. Vamos analisar estes três segredos na vida de JABEZ que também pode ser realidade na minha vida e na sua:

2.  Com o exemplo de Jabes, aprendemos quais os segredos para uma vida vitoriosa?

2.1    COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE FEZ PARA CRESCER.

Existem pessoas que não tem sonhos. Pessoas que vivem de aluguel e não sonham com a casa própria. Pessoas que estão desempregadas e não sonham com um emprego, pessoas que tem enfermidades graves e não com a possibilidade de milagres.
As pessoas que crescem, que avançam e progridem são aquelas que sonham. Portanto, meu irmão sonhe, os sonhos de Deus.
Quando Abraão pediu a Deus que lhe desse um filho, certa noite Deus falou para ele: “Saia para fora, conte o número das estrelas”. E ele começou a contar (alias dizem que podemos ver a olho nu 6.000 estrelas). Mas podemos imaginar Abraão contando até perder a conta e dizer: “Pai, não consigo contar todas elas”.
Então disse o Pai: “Teus filhos serão tão numerosos como as estrelas”. Abraão ficou mudo de emoção. (No plano de Deus ele seria pai de uma raça inteira). Lágrimas desceram. Olhando para as estrelas a única coisa que ele podia ver eram os rostos de seus filhos…. DEUS LHE HAVIA DADO UM SONHO!
E no caso de JABEZ o nosso personagem, sua ambição era pela benção de Deus. Ele queria o melhor: “Abençoa-me Senhor”, clamava ele. OU seja, “Senhor, eu não quero que abençoes o que eu estou fazendo”, mas “Senhor, eu quero estar naquilo que o Senhor esta abençoando”!
Irmãos quando começamos a ter uma ambição pelas coisas certas, que DEUS aprova, a gente sai do ordinário e entra para o campo do extraordinário. Mas para isso você precisa ter um sonho, porque Deus te fez para crescer!
Aliás, tudo que é saudável cresce na vida: as plantam crescem, as crianças crescem, a Igreja cresce, …. pessoas crescem! Você pode crescer em relacionamentos, crescer financeiramente, profissionalmente, ministerialmente. PORQUE DEUS ESPERA QUE VOCE CRESCA. ELE TE FEZ PARA CRESCER!
Há três grandes erros que nos impedem de  sonhar e crescer como JABEZ:
a) Confundir humildade com medo: “Oh! Eu não vou conseguir isso…” – Se é o que Deus esta querendo, VOCE VAI CONSEGUIR! A bíblia diz que DEUS o ama e quer o seu crescimento, e esse amor de Deus lança fora o medo. – 2 Crônicas 3:17 diz: “Onde esta o espírito do Senhor, ali há liberdade”. Então, comece a sonhar…
b) Confundir satisfação com comodismo: Quando a satisfação é desculpas para a preguiça, nossos filhos nunca se formarão numa faculdade. Lance fora a preguiça companheiro!
c) Confundir pensar pequeno com espiritualidade: Há pessoas que esperam tão pouco de Deus e fazem tão pouco para Deus e se justificam dizendo: “Eu sirvo a Deus do meu jeitinho”. Por que você não O serve de uma maneira melhor? A bíblia diz: “Maldito aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente….”
O sonho de JABEZ era ser abençoado, era ter alargado as suas fronteiras. Ou seja, este era o seu primeiro segredo: ELE TINHA UM SONHO e Deus lhe concedeu o que tinha pedido. Irmãos comecem a sonhar, pois Deus nos fez para crescer….

2.2    (Segundo segredo) COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE CHAMA PARA VENCER.

Deus não criou ninguém para o fracasso. Se você consultar os fatos da criação verá que lá esta escrito: “Formou Deus o homem à sua imagem e semelhança…” e isso já é um traço marcante. Mas Deus continua dizendo: “Crescei… frutificai-vos…” – Ou seja, Deus dotou você com o potencial de um vencedor.
A história de JABEZ nos informa que não havia aqui nenhuma menção especial de um talento, de um dom ou de uma habilidade na vida dele. Não fala dele ser rico ou ter tido uma ótima escolaridade. Mas nos informa que ele era uma pessoa comum (igual a mim e a você) e que apenas usou a sua fé!
A fé de JABEZ o levou a alcançar seus sonhos e ser um vencedor, porque a fé é muito mais importante que habilidade, dom, talento ou formação escolar. Quando temos, não nos preocupamos com o que não temos … porque vamos alcança-los pela fé!
Até onde sabemos JABEZ viveu no reino do Sul em Israel, depois da conquista de Canaã e durante o tempo dos Juizes. Ele nasceu na tribo de Judá, tornando-se finalmente o notável líder de seu clã. Mas a sua trajetória começa com o seu nome. Diz o texto: “Sua mãe lhe deu o nome de JABEZ dizendo: Com muitas dores o dei à luz”. Ele tinha uma marca em sua vida.
JABEZ significa “doloroso”. Ele causou tantas dores à sua mãe quando nasceu, que ela o chamou de “o doloroso”. (Talvez ele tenha até sido rejeitado, não muito querido, não muito amado). E possivelmente tenhamos aqui muitas pessoas que viveram a mesma experiência de JABEZ. – O seu nome lembrava a vida toda que ele tinha sido um peso na vida de alguém.
Mas apesar da experiência dolorosa de vida, este homem começou a crer em grandes coisas para o futuro. ESTE ERA O SEU SEGUNDO SEGREDO: A fé de JABEZ lhe dizia: Você não é um estorvo. Você não é um trapo. Você é criatura de Deus chamado para vencer!
Qual é a marca na sua vida? Será que você traz uma marca física? Emocional? Espiritual? … frustração no trabalho, problemas no casamento, rejeição na infância, medo das pessoas? JABEZ esta dizendo para nós esta noite: “Tome posse de uma grande fé, porque com fé em Deus você vencerá na vida, porque ELE te chama para vencer”.

2.3    (Terceiro segredo) COMECE A ORAR, POIS DEUS TE MOTIVA A SER UM CONQUISTADOR.

Nossas orações devem ser transparentes e esse era o terceiro segredo na vida de JABEZ. Foi uma oração simples deste homem que o levou a ser um homem ilustre, a ter o seu exemplo registrado na Bíblia e destacado no meio de 600 nomes e, ainda ter pessoas falando dele quase 3 mil anos depois…
Talvez você tenha receio de pedir alguma coisa em oração, mas se o que você deseja agrada a Deus, peça com fé! JABEZ pediu o poder de DEUS em sua vida. E esta ambição é boa. “Abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”….. E Deus atendeu o seu pedido!
Em sua oração Jabez pede a Deus que alargue e aumente as suas fronteiras, suas terras. Jabez tinha um espírito de conquista. Na Bíblia temos homens assim, cheios de um sentimento de conquista. São dominados por  uma incansavel vontade de crescer, de expandir, de alarguar horizontes.
O teólogo William Barclay disse: “A maravilha de Deus é que Ele ouve as orações de cada um de nós como se fossemos a única pessoa no mundo”. JABEZ em sua oração pediu a Deus: “Que a tua mão esteja comigo”. Ele queira a presença de Deus com ele, e esta é uma oração que Deus gosta de responder.
“Guarda-me dos males e livra-me de dores”… Jabez não sabia disso, mas fez exatamente o que Jesus ensinaria da Oração do Pai Nosso: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”. – E isso é muito importante na vida porque a tentação vem sobre as pessoas que estão fazendo coisas significantes. E um conquistador não pode ser dominado pelas suas tentações e fraquezas, pois nosso Deus é quem nos faz conquistar e vencer limites.

3.  CONCLUSÃO

Estes foram os segredos de JABEZ para uma vida vitoriosa, ou seja três princípios que eu e você podemos usar a fim de alcançar esta vida:
Primeiro: Comece a sonhar os sonhos de Deus!
Segundo: Comece a crer, porque Deus te fará um vencedor!
Terceiro: Comece a orar, porque Deus te motiva a ser um conquistador!
Eu quero convidar você esta noite a sair do santuário segurando nas mãos de Deus, crendo no seu poder, vislumbrando uma vida de vitórias que ELE pode dar…
Sonhe os sonhos de Deus,
Vá para casa sabendo que Deus te fará um vencedor.
Durma esta noite orando, porque ELE pode motiva-lo a ser um conquistador.
pastor josias

Postado Por José Silva sábado, janeiro 28, 2012. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "SERMÃO: SEGREDOS DE UMA VIDA VITORIOSA"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos