Headlines
Published On:quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Postado Por Unknown

Arqueólogos descobrem selo de argila usado no Templo de Jerusalém

Arqueólogos israelenses disseram ter descoberto um “carimbo” de argila de 2 mil anos, perto do Muro Ocidental, também conhecido como Muro das Lamentações, de Jerusalém, confirmando relatos escritos de rituais que eram realizados no templo sagrado judaico.

O selo tem duas inscrições em aramaico, que são as palavras “santo” (ou “puro”) e “Deus”. Portanto, a tradução da inscrição seria “Santo Deus” (puro para Deus, ou separado para Deus, em seu sentido literal).

As escavações que deram origem a esta descoberta rara foram feitas por arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel, um órgão governamental independente.

O arqueólogo Ronny Reich, da Universidade Hebraica de Haifa, acredita que o selo pode ser datado entre o fim do primeiro século a.C e o ano 70 d.C. O cientista explica que foi nesse período que os militares romanos puseram fim a uma revolta dos judeus e destruíram o templo em Jerusalém. Por isso, é muito difícil encontrar itens desse tipo.

Na verdade, essa descoberta é a primeira desse tipo relativa a esse período da história da cidade de Jerusalém. Segundo Reich, é a primeira vez que um selo pode fornecer evidências arqueológicas diretas da atividade ritual no templo, conforme são descritas no Antigo Testamento.

"Parece que o objeto era usado para marcar produtos ou objetos que eram trazidos para o Templo, e era imperativo que fossem puros segundo rituais", disse a Autoridade de Antiguidades de Israel, em comunicado para divulgar a descoberta. Fato é reforçado pelo objeto ter sido encontrado sob o chamado “Arco de Robinson”, perto do Monte do Templo.

Os elementos utilizados para o serviço religioso no Templo tinham que seguir as diretrizes rigorosas do texto legal judaico, a Mishná, que menciona o uso desse tipo de selo.

O sítio arqueológico fica na parte antiga de Jerusalém, como uma extensão de outra escavação na área conhecida como a cidade de Davi, dentro do bairro palestino de Silwan.

Pouquíssimas ferramentas relacionadas à sua utilização no Templo foram descobertas, em parte porque o atual Monte do Templo (onde fica o Muro das Lamentações) é ocupado por uma mesquita que se tornou o centro dos conflitos e de tensões religiosas e políticas.

Este é o terceiro local mais sagrado no Islã. Além disso, a Autoridade Palestina quer fazer desta área a capital do Estado da Palestina.


Fonte: Reuters / Creio

Postado Por Unknown quinta-feira, janeiro 05, 2012. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Arqueólogos descobrem selo de argila usado no Templo de Jerusalém"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos