Headlines
Published On:domingo, 25 de dezembro de 2011
Postado Por José Silva

Crescendo em Nosso Relacionamento com Deus



Texto: “... Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Assim, Josué os abençoou e os despediu; e eles se foram para as suas tendas” (Js 22.1-6).
a.        Cuidados que temos: 
·         Com a nossa aparência;
·         Com a nossa saúde física;
·         Com a nossa reputação;
·         Com tudo aquilo que nos envolve direta e indiretamente.
b.        Há muitos cuidados mais sérios: 
·         Com a nossa alma;
·         Com a nossa vida espiritual;
·         Com o nosso relacionamento com Deus.
c.        O texto em pauta chama-nos a atenção quando diz: “Tende cuidado”. O cuidado em guardar todos os mandamentos envolve estas coisas: Quais os cuidados que devemos ter ser quisermos crescer no Senhor?
1. Que ameis ao Senhor vosso Deus
a.        O amor é a nota tônica, mais bela, mais rica, mais eloquente de toda Escritura Sagrada.
b.        Foi por causa do amor que Deus enviou à terra o seu único filho, Jesus – “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
c.        A Bíblia assim define a Deus: “Deus é amor” (1 João 4.16).
d.        Quando interpelaram o Mestre perguntando-lhe: qual era o grande mandamento da lei, ele respondeu: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mateus 22.37).
e.        Com sinceridade respondamos esta pergunta: “Com que intensidade amamos a Deus? Será que o amamos a ponto de Ele ocupar o primeiro lugar em nossas vidas? Amamos a ponto de estar nEle a todo o instante? Amamos a ponto de nos sacrificarmos por ele? Com que intensidade então amamos a Deus?
 2. Andeis em todos os seus caminhos e guardeis os seus mandamentos
a.        O que ensina a Bíblia acerca dos caminhos de Deus? “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55.9).
b.        Entendemos que andar em todos os caminhos do Senhor implica em:
·         Deixarmos os nossos caminhos;
·         Conhecermos quais são os caminhos de Deus; 
·         Decidir por andar nas veredas do Senhor.
c.        Com humildade reconhecemos e confessamos que nem sempre temos andado em todos os caminhos do Senhor.
3. E vos achegueis a Ele
a.        O anseio maior de todo o homem deveria ser este: “Mais perto de Deus” – Daí a beleza do hino que diz: “Mais perto quero estar meu Deus de ti”.
b.        Por causa do pecado o homem cada dia vai se afastando mais e mais do Deus terno e amoroso.
c.        Na Bíblia Sagrada vamos encontrar o apelo amoroso de Deus nos convidando para que nos acheguemos a Ele – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).
d.        Responda a esta pergunta: Você está longe ou perto de Deus?
4. E o sirvais de todo o vosso coração
a.        A finalidade para a qual o homem foi criado foi esta: servir a Deus. Logo servir a Deus deve ser o nosso alvo. A primazia de nossos esforços. O objetivo maior de nossa existência.
b.        Uma das maneiras de servir a Deus é glorificando-o em tudo aquilo que fazemos – “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10.31).
c.        A maneira correta para servir ao Senhor é fazendo de todo coração, com inteireza, com dedicação, é oferecendo para Deus sempre o melhor.
d.        A quem estamos servindo? Será que temos servido ao Senhor de todo o nosso coração?
Conclusão: Todo aquele que deseja um crescimento para sua vida segue determinadas regras e no crescimento espiritual, também não é diferente, para crescermos diante do Senhor, devemos seguir aquilo que Josué deixou para o povo naquele dia. que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.
Agindo assim experimentaremos um crescimento em todas as áreas de nossas vidas a começar pelo que nos permite chegar cada vez mais próximos de Deus que é o crescimento espiritual. Buscai primeiro o reino de Deus, as coisas de Deus, as coisas que são de cima e a sua justiça, porque fazendo assim, agindo dessa forma, as demais coisas, vos serão acrescentadas.
Que o Senhor nos ajude a tomarmos também este mesmo cuidado e assim encararmos com responsabilidade os mandamentos do Senhor.

Deus abençoe sua vida!
Fonte: Adaptado de Monte Sião

Postado Por José Silva domingo, dezembro 25, 2011. em , . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Crescendo em Nosso Relacionamento com Deus"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos