Headlines
Published On:sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Postado Por Unknown

Quase 20% dos internautas não fazem compras na web por questionar segurança


SÃO PAULO – Pesquisa revela que cerca de 19% dos internautas não realizam compras na internet por conta de preocupações relacionadas a segurança. Outros 28,62% afirmaram que fazem compras apesar de temerem que seus dados sejam roubados.
O estudo foi realizado pela Avira, que tem seus produtos comercializados no Brasil pela Nodes Tecnologia. Ao perguntar para 2.945 internautas se se sentem seguros ao realizar compras pela internet, o levantamento constatou, ainda, que 22,51% confiam apenas nas lojas online bem conhecidas ou em grandes marcas.
Internet vulnerável
Uma parcela menor, de 15,65%, se sente segura desde que os meios de pagamento e de transação financeira sejam sempre seguros. Por fim, o estudo revelou que 14,36% dos internautas se sentem seguros sim, pois acreditam que fraudes envolvendo compras online não acontecem com frequência.
O especialista em segurança de dados da Avira, Sorin Mustaca, explica que os consumidores têm todo o direito de não se sentirem completamente seguros quanto à segurança na internet, principalmente por conta do aumento de casos relatados a ataques de phishing, violação de dados e todo tipo de vulnerabilidade da web.
Cuidados sugeridos por Mustaca, para que os internautas não se tornem vítimas de cibercriminosos, são:
- Sempre verifique se a conexão à área de pagamentos da loja online começa com “https:” e se um pequeno cadeado fechado pode ser visto no lado esquerdo na parte inferior da página (no caso do Google Chrome) ou se o endereço (URL) está destacado na cor vermelha no Firefox e Internet Explorer. Se o navegador lhe dá algum aviso sobre o certificado de segurança do web site, então não faça qualquer transação. Saia do site imediatamente.
- Se você não conhece a loja virtual, mas deseja realizar uma compra a partir dela, sempre verifique a sua reputação perante o mercado. Busque por comentários de outros usuários nos mecanismos de pesquisa da Internet. Utilize: “ reputation”;
- Opte por métodos de pagamento que não requeiram pagamento total ou parte (entrada) adiantado. Se a loja oferece PayPal, PagSeguro UOL, por exemplo, opte por estas alternativas. Mas, se você verificou todos os itens de segurança e se sentir seguro quanto à reputação da loja, não há problemas em realizar pagamentos via cartões de crédito. Se ficar na dúvida, não o faça;
- Imprima os comprovantes e sempre verifique o extrato de seu cartão ou conta bancária para verificar se não ocorreu algum erro durante a compra e ela veio com cobrança multiplicada. Em caso de dúvida, entre em contato com o SAC da loja virtual.

Postado Por Unknown sexta-feira, novembro 25, 2011. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Quase 20% dos internautas não fazem compras na web por questionar segurança"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos