Headlines
Published On:quarta-feira, 20 de julho de 2011
Postado Por José Silva

Ao cair da noite



"Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia: a noite vem, quando ninguém pode trabalhar." João 9:4


Certo trecho bíblico tem sido utilizado ao longo de anos tão somente voltado a idéia do tempo  em que viremos a ser idosos, com pequena capacidade para suprir nossas necessidades básicas, como exemplifica a história de Davi, grande guerreiro que na sua velhice nem podia se aquecer para dormir(I Rei 1:1-4).
 “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” Eclesiastes 12:1
O tempo da nossa vida pode ser tomado nos mesmos moldes que consideramos o transcorrer de um dia que nasce com a aurora e avança até o meio dia declinando, passo a passo a até que venha a noite, momento em que a vida continua, mas as atividades são outras, são de recolhimento de aproveitar o que se obteve no dia de trabalho.
Isso nos conduz a uma nova avaliação do texto bíblico de Eclesiastes, considerando a vida que surge com o novo nascimento(João 3) que deve gerar uma jornada que certamente tem um objetivo e um final, como nos indicam as palavras do apóstolo Paulo;
 “Combati o bom combate, acabei a carreira , guardei a fé.
Desde agora a coroa da justiça me está guardada............
II Timóteo 4:7
Observe que o extraordinário servo de Deus deixa claro que houve um tempo para cumprir a obra que lhe fora atribuída, mas que isso agora havia passado e restava somente colher os resultados.
Podemos considerar que Paulo era jovem quando começou sua carreira ao lado de Jesus e que o final de sua jornada se aproxima do final de sua vida terrena, embora não conste que ele tenha morrido de morte natural, mas isso não quer dizer que sua jornada espiritual específica tenha que se vincular com a jornada física.
Não são poucas as pessoas que vem a aceitar a Cristo depois de um considerável período de vida no “mundo” e certamente não terão o privilégio de uma vida terrena conduzida nos preceitos de Deus como aquelas de Samuel, Sansão, José ou Davi, mas seja qual for esse período é necessário aproveitar cada dia no sentido de se preparar para a etapa seguinte.
Por outro lado, é necessário que tenhamos “reservas espirituais” para dias de escuridão, uma vez que muitos são os desafios dos que andam com Deus e seria possível, inclusive, considerar que elas crescem com  o tempo.
Certamente existe o livramento de Deus para os justos, mas cada benção desse tipo deve ser um aprendizado espiritual, um treinamento para o crescimento da nova criatura . Nosso adversário anda sempre espionando nossos “pontos fracos”, cabendo então elimina-los  com o exercício dos frutos do espírito mediante um culto racional.
O adversário anda em redor ( I Pe 5:8)
Deus livra o justo de muitas aflições(Sal 54:7)
Aquele que é provado se fortalece(Tiago 1:12)
Culto racional é ordem de Deus(Rm 12;1)
Frutos do Espírito(Gal 5: 16-26)
As possibilidade de “andar a noite” são prejudicadas pela escuridão e isso está claramente registrado na Palavra que nos alerta  para o perigo de tropeçarmos.
Sem visão( Mq 3:6); Tropeçar( João 11:10)
Isso também se aplica a certas atividades que nem são de trabalho, mas sim de regozijo e de festa, como podemos observar na parábola das dez virgens ( Mt 25).
Todas as menções às trevas sempre nos reportam a distância de Deus e na realidade não há previsão de noite na nova Jerusalém.
Trevas(I Pe 2:9; Cl 1:13;I Pe 2;17; Mt 25:30;Jo 14:46  Sem noite( Ap 21:25 e 22:5)
Os ensinamentos bíblicos nos orientam sobre as diferentes situações de uma vida, onde o jovem prima pela força e o ancião pela prudência e Jesus fala com Pedro sobre o que seriam seus dias futuros quando não fosse mais jovem.
Pv 20:29( força); Pv 14:15 (prudência); João 21:18(Jesus fala com Pedro).
O uso inadequado das oportunidades pode levar a uma situação intermediária, um “limbo” espiritual onde a força se foi e a empolgação com ela, embora  elas não tenham sido substituídas pela sabedoria,
É bem razoável pensar que tal situação seja responsável por aquele estado de “morno” que foi tão fortemente rejeitado por Deus(Ap 3:16) .
O novo, a criança, tem o direito de errar, todos consideram até engraçado quando um menino faz uma “estrepolia”, mas ninguém aceita que um adulto aja dessa maneira, daí vem o nome de “molecagem”, atitude de criança levada a efeito por um adulto(Lc 7:31-32).
Paulo reclama daqueles que tendo nascido de novo continuam a insistir em se portar como crianças espirituais, querendo somente “leitinho” e se recusando a ingerir os alimentos sólidos, isso é construir com palha a vida de salvo (I Cor 3:12).
 “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como carnais, como a meninos em Cristo.
Com leite vos criei, e não com manjar, porque ainda não podíeis;
Por que ainda sois carnais; pois havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
I Cor 3: 1-3
Esteja atento para o fato que Jesus nos orientou para que nos portássemos como meninos(Mt 18:3), mas isso somente quanto a malícia e nunca segundo o entendimento (I Cor 2;19).
A forma correta de se vencer esse risco é o aprendizado de Deus de forma continuada, pela Palavra, pela ministração da para outras pessoas, pelas experiências de vida, avaliando bem cada coisa. Veja o exemplo de Maria que guardava em seu coração tudo que via em seu filho que sabia ser o Filho de Deus(Lc 2:19).
Veja o que nos ensina a Bíblia:
 “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.”
Salmos 90;12
A motivação para realizar no reino de Deus, para buscar as coisas eternas pode parecer inalterável ao longo do tempo, mas isso não é real, é possível para um justo se manter dando frutos durante toda a sua vida cristã, e isso é promessa de divina:
 “Na velhice ainda darão frutos: serão viçosos e florescentes.”
Salmos 92:14
mas dar fruto não é a mesma coisa de lançar semente, há um tempo para cada uma dessas atividades(tempo de semear e de colher ( Ecl 3:2)                            
Isaque tinha a benção, mas para transferi-la a seu filho desejava um incentivo, um guisado saboroso(Gen 27).
Se alguém percorre um longo caminho religioso, mas não tem objetivos eternos, fica restrito a uma situação mínima satisfeito com bênçãos materiais passageiras, achando que não há responsabilidade de crescer, podendo brincar, comer morangos e jogar games todo o tempo.
 “Da tua comprida viagem te cansaste; mas não dizes: Não há esperança; o que buscaste achaste, por isso não adoeces.”
Isaias 57:10
É importante também que você esteja pronto para estar diante de Deus quando a noite vier, pois nesse momento somente vai restar a confiança, uma vez que o salvo que cresceu na vida espiritual não vive por vista, mas sim por fé(Hb 11:1).
“Quem há entre vós que tema a Jeová, e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.”
Isaias 50:10
fonte:http://www.netgospel.com.br/ 

Postado Por José Silva quarta-feira, julho 20, 2011. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

1 comentários for "Ao cair da noite"

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos