Headlines
Published On:sábado, 3 de setembro de 2011
Postado Por Unknown

Cigarro e bebida podem fazer bem ao setor de Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informa: cigarro e bebidas alcoólicas podem ser benéficos para o setor de Saúde. Em cerimônia de entrega de 110 novos leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Sul, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, Padilha defendeu o aumento da tributação sobre os dois produtos para ampliar o investimento em saúde pública.

“Defendo que a tributação sobre álcool e tabaco, tanto federal quanto estadual, reverta em recursos para a saúde”, declarou o ministro.

Padilha também defendeu a ampliação da participação do DPVAT no Fundo Nacional de Saúde — atualmente, 45% do total arrecadado com o seguro são destinados ao setor. O ministro criticou, ainda, a proposta em tramitação no Congresso para a regulamentação da Emenda 29, que fixa percentuais mínimos do orçamento a serem investidos em Saúde pela União, estados e municípios e afirmou que, se o texto for aprovado, o setor perderá R$ 6 bilhões.

Na cerimônia no Hospital Universitário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a presidenta voltou a dizer que é “enganosa” a visão de que a saúde no País não precisa de mais recursos e comentou: “Quando eu digo que é uma visão enganosa dizer que o gasto na saúde no Brasil é suficiente, é porque, se nós quisermos dar um padrão para a saúde brasileira, para o Sistema Único de Saúde, nós precisaremos racionalizar os recursos que temos, assegurar maior número de médicos e garantir maior cobertura para atenção básica.”

Mas, ainda durante o discurso que fez diante de profissionais de saúde gaúchos, Dilma garantiu: “Podemos fazer muito ainda com os recursos que temos.”

fonte:O Dia

Postado Por Unknown sábado, setembro 03, 2011. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Cigarro e bebida podem fazer bem ao setor de Saúde"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos