Headlines
Published On:sábado, 25 de junho de 2011
Postado Por Unknown

A elevação do nível do mar está se acelerando, revela nova pesquisa


Um grupo de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, conseguiu reconstituir a elevação do nível do mar desde o nascimento de Cristo. Segundo o estudo, o mar ganhou terreno mais rápido no último século do que em qualquer outro período dos últimos dois milênios.
O grupo, coordenado pelo pesquisador Andrew Kemp, se concentrou em um trecho de costa da Carolina do Norte, nos EUA. Eles estudaram depósitos de sedimentos em áreas pantanosas da costa.
Os resultados estão no gráfico abaixo. Ele mostra a oscilação do mar desde o ano 0 até o ano 2000. Os dados fornecidos pela análise dos depósitos nos pântanos estão na faixa azul. Sua largura cobre o grau de incerteza do levantamento. A linha verde mostra medições de uma estação próxima, que registra a variação de marés. Também inclui uma extrapolação de medições de marés em outros pontos do mundo.
Um dado interessante do estudo é que ele confirma a precisão de modelos de computador usados para prever como o mar pode subir nas próximas décadas. Os pesquisadores usaram dados climáticos do passado e rodaram nesses modelos de simulação da relação entre o clima e o mar. O resultado indicaria como o nível do mar deveria ter se comportado no passado, pelo menos pelas previsões do computador. A linha vermelha mostra os resultados desses modelos de computador. Ela está bem dentro da variação que realmente foi medida agora, usando os dados dos pântanos. Se os modelos de computador funcionaram para estimar a variação do mar a partir do clima no passado, é de se supor que tenham alguma precisão para projetar o aumento do nível do mar no futuro, usando as previsões de mudanças na temperatura nas próximas décadas.
O gráfico mostra dois períodos em que o nível do mar permaneceu praticamente estável. Segundo os pesquisadores, isso tem relação com as oscilações do clima. A elevação logo após o ano 1000 pode ser efeito de uma fase de calor no hemisfério norte, conhecido como Período Quente Medieval. Nessa época, a Europa esteve quase tão quente quanto nos últimas décadas. Embora o resto do mundo estivesse mais frio do que hoje. Ainda na linha do gráfico, o período relativamente estável após 1400 pode ser conseqüência da Pequena Era Glacial, uma onda de frio que também atingiu o Hemisfério Norte naqueles anos. A seguir, vem a aceleração na elevação do nível do mar, que pode estar ligada ao aquecimento global registrado nas últimas décadas.

Postado Por Unknown sábado, junho 25, 2011. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "A elevação do nível do mar está se acelerando, revela nova pesquisa"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos