Headlines
Published On:segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Postado Por José Silva

Igreja Universal foi monitorada pelo governo Sarney

O jornal Folha de São Paulo teve acesso a documentos da Polícia Federal elaborados durante o governo de José Sarney (1985-1990) que pediu uma investigação sobre o bispo Edir Macedo e a Igreja Universal do Reino de Deus.
O governo estava preocupado com o crescimento do que eles chamavam de “seita” e também com a aquisição de emissoras de rádio e televisão, negociações que eram feitas através de “testas de
ferro”.
Em um trecho desse documento, divulgado pelo jornal paulista, a PF afirmava que “a seita tem adquirido emissoras de radiodifusão através de testas de ferro e ao custo de milhões de dólares de procedência desconhecida”.
Ao que parece a investigação contra Edir Macedo e a IURD nunca foi oficializada e levantava questões sobre a doação de valores em dólares e a prática de charlatanismo, pela qual Macedo chegou a ser preso em 1992.
Na época da investigação a IURD tinha pouco mais de dez anos de existência e já contava com 500 templos espalhados pelo Brasil e também nos Estados Unidos e Uruguai.
Os documentos elaborados buscavam o fundamento legal para a criação da igreja no país, quais eram os seus objetivos, de onde vinha o apoio financeiro e quem eram os testas de ferro.
Para ajudar nessa investigação, o governo brasileiro, através da Divisão de Segurança e Informações do Ministério da Justiça, distribui tarefas para outros órgãos de segurança como a Polícia Federal e SNI.
Em nota à Folha, a IURD afirmou que os documentos apresentados mostram “práticas condenáveis que o extinto aparelho repressivo praticou” e que a “perseguição religiosa foi somente mais um capítulo” dos anos primeiros pós-ditadura militar.
“O bispo Edir Macedo, ao longo de toda a sua trajetória, já teve sua atuação religiosa questionada em mais de 30 procedimentos investigatórios. Muitos aventaram eventuais práticas de estelionato, charlatanismo e curandeirismo. Em todos esses procedimentos foi reconhecida sua inocência”, disse a nota da assessoria da igreja.

Postado Por José Silva segunda-feira, setembro 02, 2013. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Igreja Universal foi monitorada pelo governo Sarney"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos