Headlines
Published On:domingo, 22 de julho de 2012
Postado Por Unknown

Igreja Católica pede fé e justiça a futuros governantes


Fé e política, palavras muitas vezes opostas no vocabulário popular, podem ser colocadas juntas na campanha eleitoral e também no exercício dos candidatos à prefeitura e a Câmara no pleito de outubro. É isso que a Igreja Católica prega e pede mais justiça social na hora de os eleitos governarem.

Ao contrário dos eventos anteriores deste ano, em que a Cúria Diocesana reuniu os candidatos para orientações quanto à cartilha da Igreja para o pleito de outubro, dessa vez a palestra “Salvação, Fé e Política”  ministrada pelo mestre em filosofia política Fredericus Fillius, orientou os futuros governantes a como agir de acordo com os valores cristãos.“É preciso trazer todas as ações políticas para o reino de Deus. Se houver justiça e verdade nelas, coisas que andam  sempre juntas. Isso é possível”, disse.

Os cinco candidatos à prefeitura de Jundiaí abriram a agenda de ontem no evento e ressaltaram a importância dos valores cristãos na campanha.“É sempre bom ouvir sobre verdade e justiça e tentar levar isso às ruas nas inúmeras conversas que estamos tendo com as pessoas”, afirmou Luiz Fernando Machado, do PSDB. 

Pedro Bigardi, do PC do B, ressaltou que a luta pela justiça social deve estar presente em qualquer projeto político, independente da sigla do partido.  “O objetivos de todos nós, que somos agentes políticos tem que ser esse”, argumentou o candidato que aproveitou para pedir um debate na própria Cúria. 

Cláudio Miranda, do PMDB deixou o evento mais cedo devido à agenda campanha, mas também aprovou a iniciativa. Apesar de ser evangélico, o médico ressalta que os valores de justiça e verdade são independentes de religião.“Não é porque tenho outra religião que minha campanha será embasada só na Igreja Evangélica. É um setor importante, mas também tenho amigos de outras religiões”, disse..
Ibis Cruz do PTN e Vanderlei Victorino, o B. A, do Psol também aprovaram a iniciativa e avaliaram a manhã como proveitosa.
Palestra usa modelos utópicos para levar a visão católica
Para desmistificar o conceito de politica, o palestrante Fredericus Fillius, mestre em filosofia e política pela Universidade de Bucarest, na Romênida, usou  exemplos famosos de modelos de poder, como  a utópica “República”, de Platão, e o “Príncipe”, de Maquiavel. 

Fredericus também usou exemplos de sua vida pessoal para ilustrar o conceito da palestra, sobre “Salvação e Política” . Aos 13 anos, ele e a família fugiram  do regime romeno e chegaram até o Brasil. “Muitas vezes,  a ideologia é colocada a frente da justiça e da verdade e com isso fica impossível haver salvação”, argumentou. 

Questionado se há exemplos políticos concretos de salvação, Fredericus disse que apenas pequenas ações como de algumas ONGs conseguem chegar a esse conceito. “Todas as ações que pensam no bem estar social, verdade e justiça, acima de tudo, chegam a esse resultado”, completou. 

Representando o bispo dom Vicente Costa, que está em Marabá (PA), visitando a missão da Diocese em aldeias indígenas, a freira Alcinda Piron. da pastoral da Fé, Política e Cidadania. abriu o evento com exemplos da realidade do norte do país. “Estive lá e a gente se pergunta onde é que está o dinheiro daquela população, porque falta tanta coisa.  Quem é eleito precisa pensar, antes de tudo, naqueles que precisam”, ressaltou a religiosa.
VALORES CATÓLICOS
A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), lançou no começo do mês a  cartilha “Eleições 2012: Cidadania para a Democracia”,  um dos destaques do texto é a Lei da Ficha Limpa, que de acordo com a CNBB, deve ser difundida nas igrejas e paróquias 
de todo o país
Muitos flashsCandidatos às câmaras legislativas das 11 cidades da região da Diocese também estiveram presentes e aproveitaram o evento da cúria para tirar fotos com os candidatos de Jundiaí para suas campanhas eleitorais. Até Lula Ramiro, candidato do PT à sucessão de Eduardo Pereira em Várzea aproveitou para fazer fotos  com o candidato jundiaiense do PSOL, B.A. “Vamos tirar uma foto boa, para ficar bonito para nós dois”, brincou
Rede bom dia

Postado Por Unknown domingo, julho 22, 2012. em , . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Igreja Católica pede fé e justiça a futuros governantes"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos