Headlines
Published On:quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Postado Por Unknown

Veja os mitos e verdades sobre leitura e visão


Ler com pouca iluminação ou em veículos não faz mal à visão. Já na praia, o risco de problemas é grande se não houver a proteção adequada, de acordo com oftalmologistas. 
O estudante de administração pública Allam Italiano viaja todos os dias para ir até a faculdade. No percurso, que dura meia hora, ele costuma colocar a leitura em dia. Ele se sente à vontade e diz que o balanço do ônibus não atrapalha. “Nada, é como se tivesse em um lugar plano, sem interferência de movimento”, disse.
A sabedoria popular diz que ler no ônibus pode até descolar a retina, mas a médica oftalmologista Simone Brandão discorda. “É mito. Tem pessoa que consegue e tem pessoas que não conseguem. O mais comum é não conseguir”, disse.
A oftalmologista ainda diz que são comuns enjoos e tontura. “A gente tem uma musculatura dentro do olho que ela contrai para fazer a gente enxergar de perto. No ônibus ou no carro, essa musculatura vai ficar contrariando e relaxando por causa do movimento. Então isso que dá o mau estar nas pessoas”, explicou.
Todos os dias antes de dormir a dona de casa Vera Lúcia Garcia dedica parte do tempo para os livros. Para ela, o ambiente ideal é escuro, apenas com a luz do abajur. “Porque meu marido dorme antes e, para não incomodá-lo, eu leio com a luz do abajur”, disse.
A oftalmologista explica que “se a situação está confortável, pode, mas se ela está forçando e tentando enxergar, não pode”, afirmou.
Na praia, muitos preferem ficar sentados na areia lendo um livro e sem proteção nenhuma contra a claridade do sol. Nesse caso, a saúde dos olhos corre risco. “Além do raio que vem direto, tem o reflexo da água e da areia. Então precisa de uma proteção como boné e óculos com proteção para raios ultravioleta”, ressaltou Simone.
Algumas pessoas costumam ler de muito perto, o que pode ser um indício de que a visão não vai bem. “Bom levar para ver, se o oftalmo falar que está tudo bem, pode permitir, senão tem que tratar”, disse a médica.

Postado Por Unknown quarta-feira, novembro 16, 2011. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Veja os mitos e verdades sobre leitura e visão"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos