Headlines
Published On:terça-feira, 1 de novembro de 2011
Postado Por Unknown

Campinas confirma surto de meningite

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nessa segunda-feira o surto de doença meningocócica, que engloba meningite e meningococcemia, em uma comunidade na região leste de Campinas. Na área, dois casos de meningite meningocócica “C” foram diagnosticados. O primeiro é um homem de 27 anos, que já foi curado. Outro caso é um menino de 2 anos, que está internado no hospital Mário Gatti.

O terceiro caso registrado, que está sendo investigado, é de uma criança de dois anos e 10 meses que morreu no último dia 28. Ela apresentou uma evolução clássica da forma mais grave da doença meningocócica. Os exames para a confirmação ainda não foram concluídos.

Apesar da confirmação do surto, a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, afirmou que esta não é uma situação inusitada. Segundo ela, o surto é “muito restrito a determinada comunidade”.

A Vigilância em Saúde informou que todas as medidas preconizadas para interromper o risco de casos secundários foram adotadas após cada ocorrência. Cerca de 150 pessoas receberam tratamento com antibiótico específico. O bloqueio vacional deve ocorrer dia 5.

“Todas as medidas indicadas foram desencadeadas imediatamente e o contato com a Secretaria de Estado da Saúde para medidas complementares também foi feito. Não há, até o momento, nenhum risco identificado de disseminação para o restante da cidade”, comentou o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

Em 2011 foram registrados 31 casos da doença em Campinas e 11 óbitos até o momento  – letalidade de 35,4%. Um total de 61% dos casos é do tipo C. Em 2010, no período de janeiro a outubro, foram 49 casos e, no ano todo, 54, com 15 óbitos – letalidade de 27%. 



Fonte: band.com.br

Postado Por Unknown terça-feira, novembro 01, 2011. em . Faça um comentário, que ficaremos felizes! .

0 comentários for "Campinas confirma surto de meningite"

Leave a reply

Obrigado pelo comentário!
Que Deus lhe abençõe!

Gostou! Curta-nos